Aproveitou a ocasião para formalizar o convite ao reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior, visando uma apresentação mais detalhada da nova universidade para os integrantes do Congresso da Nação desta vez numa viagem àquele País.
Com recursos já consignados pelo MEC na ordem de R$ 12 milhões, a Universidade do Mercosul deverá começar a ser estruturada já no próximo ano e iniciar suas atividades provavelmente em 2008, segundo anuncia Moreira.
Na oportunidade, o reitor da UFPR também intermediou um contato telefônico do senador com o Ministro da Educação Fernando Haddad, para que o mesmo convite fosse feito ao representante do Governo Brasileiro: fortalecer o projeto da universidade dos cinco países, solicitando no próprio Paraguai o apoio e a participação.
“Já tivemos duas reuniões anteriores para discutir a criação da Universidade do Mercosul. A última delas em setembro, em Foz do Iguaçu, comprovando o interesse daquele município e da própria Itaipu em receber a instituição”, comentou o reitor. “Hoje recebo a visita do Paraguai afirmando que o País também tem o mesmo interesse que nós. Isso comprova que se ainda existem dificuldades para que o Mercosul deslanche na área econômica, na área educacional as negociações fluem melhor. Imaginamos, ao longo de 2007, organizar toda a estruturação da universidade e, em 2008, já começarmos com as atividades através de uma fundação internacional.”
Segundo Moreira, a nova instituição de ensino deverá ser, além de um pólo de formação de recursos humanos de excelência, também um grande gerador de novos produtos através da pesquisa, uma vez que contará com professores e alunos dos diferentes países.
“O Brasil é um país forte e, em grande medida, o desenvolvimento da economia do nosso país depende do que é feito aqui”, disse o senador Quintana. “Por isso vim até aqui fazer essa convocação especial ao reitor da UFPR. O projeto da Universidade do Mercosul é algo que deve ser levado adiante. Com o Brasil encabeçando a idéia retorno satisfeito ao Paraguai, sabendo dessa visão de uma universidade pública em um lugar tão estratégico como Itaipu.”
Também participaram do encontro representantes da política paraguaia e o deputado estadual Jocelito Canto que coordenou a visita à Reitoria.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta sua solidariedade aos municípios localizados no Centro-Sul do Paraná recentemente atingidos […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Superintendência de Comunicação (Sucom) lamentam o falecimento […]
Moralismo Político é a primeira obra em português de um dos pensadores mais influentes da Alemanha contemporânea A […]
O Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta, nos dias 12 e 13 de novembro, seu concerto […]