O apoio formal da Prefeitura aconteceu em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 24, quando o reitor entregou o projeto denominado Corredor Cultural ao prefeito. A revitalização do Prédio Histórico, do Teatro da Reitoria e ações voltadas para a área cultural da UFPR e da própria capital paranaense custará algo em torno dos R$ 30 milhões.
Zaki Akel levou ao prefeito Beto Richa o projeto que considera como a “cereja do bolo do centenário da UFPR”. A proposta prevê a revitalização do Prédio Histórico e o Teatro da Reitoria, daí a denominação de ‘corredor’ cultural, que conta em seu entorno ainda com o Teatro Guaíra e o recentemente revitalizado Santa Maria. Uma vez transformado em Centro Cultural, no prédio será mantido apenas o curso de Direito, um dos cursos fundadores daquela Sede, e os novos cursos de Artes Cênicas e Lutheria. Terá ainda museus, salas de concertos, auditório para 250 pessoas. A revitalização quer ainda dar nova dinâmica ao prédio, que abriria nos finais de semana para a população em geral com a oferta de programação cultural e também como ponto turístico de Curitiba.
No contato com o prefeito o reitor buscou o apoio para a utilização do potencial construtivo que a Universidade tem na construção, que é histórica e que foi parcialmente utilizado quando da reforma da fachada da construção, em 1995. Participaram da audiência com o prefeito o administrador regional da matriz Omar Akel e o Secretário de Urbanismo Luiz Fernando Jamur, que apresentou a proposta de concessão do remanescente de potencial construtivo que a universidade ainda tem sobre o prédio.
A própria universidade colocará à venda no mercado a transferência de potencial construtivo que poderá ser comprado por empresas construtoras em para utilização em seus empreendimentos imobiliários. Essa concessão depende agora de cálculos dos valores a serem finalizados na próxima semana. Uma vez definido o remanescente ainda existente, a concessão será oficializada e seguirá os mesmos critérios utilizados pela Prefeitura, na formas legais estabelecidas.
“A Universidade tem o nosso total apoio, sempre”, disse Beto Richa, comentando que conhece muito bem a universidade, seu potencial e sua capacidade e considera uma ‘obrigação’ apoiar. “É um projeto muito bom, que amplia o nosso projeto”, comentou o prefeito, referindo-se à iniciativa da Prefeitura, que busca revitalizar todo o centro da cidade e que já entregou obras como as reformas da Praça Tiradentes e mais recentemente o Paço da Liberdade.
Acompanharam o reitor na visita a pró-reitora de Extensão e Cultura Elenice Matos Novak, o Coordenador de Extensão e do projeto José Manoel Gândara e a chefe de Gabinete Ana Lúcia Jansen Mello Santana. Helenice e Gândara explicaram ainda que a ideia é possibilitar que o prédio sedie um posto de informações turísticas, com salas expositivas, educativas e interativas, que tragam a memória e a história não apenas da universidade, mas também da cidade de Curitiba.
Foto(s) relacionada(s):
O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, ao lado do prefeito Beto Richa (PSDB)
Foto: Ricardo Almeida/SMCS
Reunião entre representantes da UFPR no gabinete da Prefeitura de Curitiba
Foto: Ricardo Almeida/SMCS
Fonte: Leticia Hoshiguti
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]