O Bloco PL é o primeiro da UFPR a receber etiqueta de eficiência energética. Foto: Marcos Solivan (Sucom/UFPR).
O bloco PL, do Departamento de Engenharia Elétrica, do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná recebeu nesta quinta-feira, 24 de junho, a classificação “A” da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), concedida às edificações consideradas mais eficientes no uso da energia. É o primeiro prédio da UFPR a ganhar a etiqueta.
A ENCE Classificação “A” significa que a edificação usa a energia elétrica de forma econômica, sustentável e racional. “O processo de etiquetagem do bloco PL envolveu grande número de pessoas: bolsistas, alunos, servidores e integrantes da Suinfra. É um projeto interdisciplinar e interprofissional, envolvendo muitas áreas do conhecimento. O projeto integrou ensino, pesquisa e extensão. Hoje, com esse projeto, a UFPR está preparada para transmitir conhecimento e auxiliar neste processo”, afirmou o professor Luiz Antonio Belinaso, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica.
Etiquetagem
A ENCE é uma etiqueta do Inmetro, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e informa sobre o desempenho energético de equipamentos e edificações. A classificação é categorizada em cores e letras, que varia de A (cor verde, mais eficiente) a E (cor vermelha, menos eficiente).
A listagem completa das edificações etiquetadas, incluindo projetos e construções por inspeção, está neste link.
Evento
O evento foi realizado de forma virtual e contou com a presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, do superintendente de Infraestrutura, professor Sérgio Michelotto Braga, do superintendente da Funpar, professor João da Silva Dias, do diretor do Setor de Tecnologia, professor Horácio Tertuliano dos Santos Filho, do chefe do Departamento de Gestão da Inovação da Distribuição da Copel, Diego da Luz, do engenheiro do Departamento de Gestão da Inovação da Distribuição da Copel, Fernando Bauer Neto, do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, professor Luiz Antonio Belinaso, do presidente da Comissão Interna de Conservação de Energia da UFPR, professor James Alexandre Baraniuk e do integrante da Comissão Interna de Conservação de Energia da UFPR, professor Silvio Parucker.
Energi
Energi é um programa desenvolvido na UFPR focado em otimização da produção, distribuição e consumo de eletricidade. O objetivo é estimular o conhecimento científico com projetos de pesquisa e desenvolvimento focados em eficiência energética, redução dos gastos com eletricidade e desenvolvimento de fontes renováveis de energia, otimização dos meios de transmissão e estímulo ao consumo consciente.
O trabalho é realizado por meio de parceria entre a UFPR, a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), com o convênio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além da colaboração de professores, servidores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Arquitetura, Departamento de Física, Setor de Artes, Comunicação e Design e Superintendência de Infraestrutura da universidade.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]