Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-graduações da UFPR apoiam estudantes em disciplinas de cálculo

Quatro programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participam de um projeto que visa integrar conhecimentos e oferecer auxílio a graduandos nas disciplinas de cálculo. 

O “Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio ao Cálculo” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A proposta é produzir e disponibilizar material digital, o uso de ambientes virtuais e o acompanhamento mais próximo de estudantes da graduação de diversos cursos da UFPR. O projeto está em fase inicial e, no momento, 14 pós-graduandos estão envolvidos nas atividades.  

Participam do projeto as pós-graduações em Matemática; em Educação em Ciências e em Matemática; em Métodos Numéricos em Engenharia; e em Educação. Segundo o professor Alexandre Trovon, do Departamento de Matemática, a proposta veio de uma iniciativa da PRPPG de criar canais de comunicação entre os dois níveis de ensino. Outro fator foi a identificação, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) de alto índice de reprovação nas disciplinas de cálculo entre os alunos do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante (Probem). 

O atendimento aos alunos é feito por meio de atividades síncronas e fóruns de discussão, que permitem aos pós-graduandos identificar as dificuldades e produzir materiais de apoio específicos.  

O projeto atua nas disciplinas de Introdução ao Cálculo, Cálculo I e Cálculo II do Período Especial. De acordo com a professora Elizabeth Karas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática, isso intensificou a colaboração entre os programas: “O Período Especial será para os pós-graduandos um laboratório para identificação das principais dificuldades dos alunos da graduação”, explica.   

Na opinião do doutorando Willian Valverde, da Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, o projeto permite a troca de conhecimento entre os estudantes, além de ser um gesto de responsabilidade social. “Seria uma oportunidade de ajudar e contribuir de alguma forma com o ensino público, retribuindo um pouco da minha formação”, comenta.  

A proposta é que o projeto seja expandido para outras disciplinas. “A expectativa é que esse projeto tenha uma excelente repercussão entre os alunos de graduação e que em um futuro breve possamos contribuir inclusive com as escolas de Ensino Médio”, conclui Karas.  

  

Com informações do Setor de Ciências Exatas 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...