Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular oferta 22 vagas de mestrado e doutorado; inscrições até 15/02

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas em processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso a partir de março de 2021.

São 11 vagas de mestrado e 11 de doutorado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGBCM, conforme editais (aqui e aqui).  As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro na página do programa e o resultado final será divulgado no dia 22 de março.

O processo seletivo ocorrerá entre os dias 22 a 25 de fevereiro, de forma remota. Para o mestrado, a avaliação consistirá em: avaliação oral de biologia celular e molecular; prova de inglês e análise de currículo lattes. Já os interessados em uma das vagas de doutorado deverão passar por: prova escrita de biologia celular e molecular; análise de artigo científico e análise de currículo lattes.

A distribuição de bolsas será feita pela ordem de classificação dos candidatos e estará condicionada à disponibilidade das agências de fomento ao programa, conforme disposto em edital.

O PPGBCM foi criado em 1978, com o nome de Pós-Graduação em Morfologia. Em 1987, o programa foi reformado para incluir o campo da biologia celular e, desde 2002, oferta curso de doutorado. Hoje, o Programa inclui docentes dos departamentos de Anatomia, Biologia Celular, Bioquímica e Biologia Molecular, Fisiologia e Patologia Básica da UFPR e do Instituto Carlos Chagas (ICC – FioCruz).  Desde a sua criação até o final de 2020, foram defendidas 328 teses de mestrado e 148 dissertações de doutorado.

Sugestões

Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Labfeno apresenta: Psicologia e suas interfaces
O Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade da Universidade Federal do Paraná, através do Projeto...
Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...