Maior evento de integração acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a 11ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) contará com 2.793 trabalhos de alunos de graduação, que serão apresentados a partir da semana que vem em campi de Curitiba, Jandaia do Sul e Palotina. O número supera o de trabalhos apresentados na Siepe anterior, quando 2.518 foram aprovados. Em 2019, a Siepe fará parte da programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação (veja a programação completa neste link).
O ensalamento já pode ser consultado pelos alunos na ferramenta on-line disponibilizada pela organização do evento (acesse aqui). A ferramenta também permite que o público em geral consulte dia, hora e local das bancas e demais eventos da programação da Siepe pelos quais se interessarem.
Em Curitiba, a Siepe será realizada de 24 a 26 de setembro em dois campi (Reitoria e Santos Andrade), que serão também os locais das bancas de trabalhos desenvolvidos em Pontal do Paraná e Matinhos. Em Jandaia, a Siepe está marcada para 24 a 26 de setembro. Em Palotina, será de 1º a 3 de outubro.
Formato
Criada em 2008, a Siepe é uma de garantir que trabalhos de estudantes de graduação da UFPR sejam apresentados a uma banca, que pode ser acompanhada por quaisquer interessados. Com isso, possibilita-se a interação entre estudantes de diversas áreas de conhecimento, além da conscientização sobre a importância da produção acadêmica e de sua divulgação.
A Siepe é organizada no formato de encontros, cada um reunindo trabalhos de uma mesma natureza: iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação, extensão e cultura, e atividades formativas. Neste ano, haverá a estreia de um encontro específico para trabalhos com temática de inclusão e diversidade, o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).
Perfis
A maior parcela (1.727) de trabalhos que será apresentada neste ano é de iniciação científica (IC), o patamar básico da pesquisa. As bancas ocorrerão no âmbito do 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci).
Em seguida, vem o 18º Encontro das Atividades Formativas (Enaf), com 441 trabalhos. Em geral, os temas dos trabalhos do Enaf são ligados à atuação de licenciaturas e formação de professores.
O terceiro evento com mais trabalhos será o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec) — 379. Durante o Enec também serão oferecidas oficinas sobre diversos temas, com inscrições já abertas (veja a lista e faça as inscrições neste link).
O quarto evento com mais trabalhos será o 12º Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação (Einti), com 169. Estreante na Siepe, o Edispe terá 77 trabalhos que serão apresentados no Rebouças.
Programação
A abertura da 11ª Siepe e do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação está marcada para as 20 horas da próxima segunda-feira (23), no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Haverá conferência com a professora Ivana Bentes de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tratará da comunicação institucional voltada às universidades.
O encerramento será no dia 25, às 19h30, também no teatro. A conferencista será a professora Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga da Universidade de São Paulo (USP).
Confira a programação completa do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, que inclui a 11ª Siepe, aqui
Veja a programação da Siepe 2019 aqui
Leia mais notícias sobre o Festival UFPR neste link
Nesta quinta-feira (21), ocorreu a solenidade de descerramento da placa comemorativa ao reconhecimento dos médicos poloneses que contribuíram […]
Durante a última edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), realizada em Cali, na Colômbia, […]
Os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do sistema de cotas alcançaram, em […]
Realizado entre os dias 02 e 04 de outubro na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo […]