Imagem Padrão

Professor Aldo Zarbin é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Químicas

03 dezembro, 2019
17:15
Por edhomologa1
112 Visualizações

Como resultado das eleições realizadas nesta terça-feira (3), o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, do Departamento de Química da UFPR, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), uma das instituições científicas mais antigas do Brasil, fundada em 1916 no Rio de Janeiro. A posse está marcada para maio de 2020.

De acordo com o estatuto da ABC, os membros titulares são eleitos, em caráter vitalício, entre os cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica em dez áreas de conhecimento. Nos últimos 50 anos, a ABC teve cerca de 60 membros titulares na área de Ciências Químicas.

O professor Aldo Zarbin em seu laboratório, no Departamento de Química da UFPR. no Centro Politécnico. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Zarbin considera ser membro titular da ABC “a honraria máxima que um cientista brasileiro pode almejar”, além de responsabilidade de igual tamanho.

“Trata-se de uma instituição que antes de mais nada pensa o Brasil, projeta o futuro e propõe soluções para que nos tornemos cada vez mais fortes enquanto nação. Me sinto extremamente feliz por ter sido escolhido pelos melhores cientistas do Brasil para fazer parte desse grupo, e mais ainda por representar minha casa, essa grande instituição, patrimônio dos brasileiros, que é a UFPR. Espero estar à altura dessa responsabilidade, e lutar cada vez mais pela ciência e pela educação no Brasil, caminhos únicos para um país soberano e menos desigual”, afirma.

Além de professor titular da UFPR, Zarbin é pesquisador com bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2000 — atualmente, no nível 1B. Sua área de atuação como pesquisador é a nanoquímica.

Ele lidera na UFPR o Grupo de Química de Materiais (GQM), que está sediado no Setor de Ciências Exatas, no Centro Politécnico, em Curitiba. Uma das linhas em que Zarbin mais atua é a de produção de grafeno, na qual a universidade tem posição de destaque no Brasil quanto à produção científica.

Titulares

Além de Zarbin, é membro titular da ABC na área de Ciências Químicas o pesquisador Antonio Salvio Mangrich, professor titular sênior do Departamento de Química da UFPR e bolsista de produtividade 1A pelo CNPq. Mangrich foi eleito em 2017.

Outros professores da UFPR que também são membros titulares da ABC são: Yuan Jin Yun, em Ciências Matemáticas, que tomou posse em 2013; Marcello Iacomini, em Ciências Biológicas, desde 2013; Fábio de Oliveira Pedrosa, Ciências Biológicas, desde 2012; e Carlos Soccol, em Ciências da Engenharia, desde 2014. Todos são bolsistas de produtividade 1A (acesse aqui a série Excelência UFPR).

Sobre a ABC

A centenária Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que tem como missão agir de forma independente para alavancar pesquisas que interessam à sociedade brasileira, criando propostas para políticas públicas.

A academia se destaca nas últimas décadas como defensora do desenvolvimento científico do país, promovendo a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Fazem parte da instituição mais de 700 cientistas.

De acordo com a entidade, a última eleição contribui para aumentar a participação feminina entre os membros. Entre os titulares, sete eleitos são mulheres; e, entre os 30 afiliados, 14.

Mais informações sobre a eleição da ABC neste link

Sugestões

20 dezembro, 2024

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]

20 dezembro, 2024

Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.

20 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]

19 dezembro, 2024

Maioria dos cursos de graduação entra em recesso na próxima segunda-feira (23), com retorno de aulas a partir de 10 de março de 2025.