Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal criado na UFPR promove a obra de William Shakespeare

Lançado no ano em que se comemora os 450 anos do nascimento do mais célebre dramaturgo inglês, o site Shakespeare Digital Brasil, tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa é da professora de Letras da UFPR Liana de Camargo Leão e reúne em um único endereço textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras de William Shakespeare.

Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Marcelo Antony, Cláudio Fontana, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda, Eduardo Smerjian, Charles Fricks, Verônica Reis e Maitê Proença. Em outra categoria de vídeos, os professores da UFPR Caetano Galindo e Patrícia Cardoso abordam a relação de Shakespeare com outros escritores. Galindo (UFPR) trata da relação de James Joyce e de Ulysses, enquanto Patrícia fala sobre os heterônimos de Fernando Pessoa.

Maitê Proença interpretou o soneto XV para o site. Foto: Reprodução

O site tem ainda a participação de nomes como o da tradutora da obra dramática completa de Shakespere, Barbara Heliodora, do professor e tradutor José Roberto O´Shea (UFSC) e do professor Roberto Rocha (UFRJ), entre os brasileiros, além de depoimentos de James Shapiro (Columbia University), Peter Donaldson (MIT), Peter Holland (Notre Dame University) e Samuel Crowl (Ohio State University), entre os estrangeiros.

O conteúdo do portal foi produzido em parceria com a UFPR TV e, além de professores, teve a participação de alunos e servidores técnico-administrativos da universidade. O projeto pode ser conhecido em http://www.shakespeare.ufpr.br.

Acesse o site do projeto Shakespeare Digital Brasil
Acesse a fan page do projeto no Facebook

Sugestões

Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...
Exposição “Terra Incógnita – 60 anos” chega ao fim
No dia 01 de abril ocorreu o  encerramento da  exposição “Terra Incógnita – 60 anos“, que esteve...
Sipad e PRPPG realizam aula inaugural do curso Pré-Pós 2024
A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e a Pró-reitoria de Pesquisa...