As pessoas com necessidades especiais têm atendimento diferenciado para a realizar as provas do Vestibular da UFPR. Passaram para a segunda fase do processo 19 candidatos, 17 dos quais realizam a prova na Biblioteca de Ciências Agrárias, um no Departamento de Artes e um em Palotina.
Clique aqui para obter fotos em alta resolução
Para os diversos tipos de deficiência há um atendimento especializado por parte da equipe que atende os candidatos, que conta com 15 integrantes. Há candidatos com deficiência física, visual e auditiva, de transtorno de Déficit de Atenção, Dislexia e Síndrome do Pânico. Para os candidatos com baixa visão, provas em tamanho maior foram providenciadas, em formato A-3 e corpo de texto maior, de fonte tamanho 18. No caso dos disléxicos, os aplicadores de prova fazem o papel de ledores e redatores, quando necessário.
Também integra a equipe de atendimento das bancas especiais uma enfermeira para eventual necessidade dos candidatos. A intenção é propiciar um ambiente de tranqüilidade, em que os estudantes precisam se preocupar apenas em realizar a prova, tendo garantidas a acessibilidade ao ambiente e pessoas preparadas para atendê-los.
A coordenadora das bancas especiais é Ruth Eugênia Cidade, professora do departamento de Educação Física da UFPR, que trabalha com educação física adaptada. Ela comenta que o critério para seleção dos servidores que atuam nas bancas é de que tenham experiência com as pessoas com necessidades especiais, que têm trato e entendimento nesse campo.
Em vestibulares anteriores o número de pessoas com necessidades especiais que passaram para a segunda fase foram menores, entre sete e nove candidatos. Para Ruth, o número maior de candidatos nesta segunda fase demonstra que a acessibilidade que a universidade propicia está estimulando a maior participação dessa parcela da população. “Mostra que as pessoas estão tentando mais porque temos tecnologias de acesso”, diz, ao lembrar de vários estudantes que hoje são alunos da UFPR e que passaram pelas bancas.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]