Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores pretendem estimar população de toninhas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina

No dia 8 de março uma equipe de pesquisadores iniciou uma série de sobrevoos para estimar o tamanho da população de toninhas na região entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A toninha (Pontoporia blainvillei) é o golfinho mais ameaçado do oceano Atlântico sul e estes voos fazem parte do projeto de avaliação e conservação da toninha na FMA II (área de manejo estabelecida considerando as diferenças entre populações de toninha).

O projeto é resultado de diversas iniciativas e da integração e construção direta de ações com comunidades pesqueiras, gestores e pesquisadores de várias instituições. Trata-se de uma coalizão para contribuir com a conservação da espécie, dos oceanos e de práticas sustentáveis de uso dos recursos pesqueiros.

Foto: GEMARS

Os sobrevoos estão sendo realizados pela equipe do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).  Coordenado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC) da Universidade Federal do Paraná e pela Associação MarBrasil, o projeto também conta com a participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Da Região De Joinville (Univille), Kaosa, Instituto Biopesca, Instituto Aqualie e outras instituições.

Foto: GEMARS

A iniciativa é apoiada com recursos do Projeto de Conservação da Toninha, uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron – conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF/RJ), com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...