Professores e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCont-UFPR) estão investigando o uso de inteligência artificial (IA) na docência. No último mês, um artigo sobre a temática foi premiado no XX Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), realizado em Aveiro, em Portugal.
O artigo foi produzido pelos docentes Alison Martins Meurer e Romualdo Douglas Colauto, além do doutorando do PPGCont Francisco Gleisson Paiva Azevedo. O objetivo do estudo era entender como tecnologias de IA estavam sendo aplicadas na sala de aula por professores de Ciências Contábeis no Brasil, no ensino e na pesquisa.
“A adoção de novas tecnologias no ensino é inerente à história. Com o uso massivo das IAs sentimos a necessidade de um olhar para além dos alunos. A partir disso, fomos mapear a percepção dos docentes sobre esse contexto”, afirma Alison Meurer.
O foco da pesquisa foi em compreender quais fatores influenciam os professores a adotarem a IA nas práticas pedagógicas, considerando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Segundo Fernando Azevedo, “os resultados reforçam a necessidade de integração tecnológica no ensino contábil e da promoção da capacitação dos docentes frente a essas tecnologias”.
A pesquisa “Intenção de Utilização de Inteligência Artificial por Docentes de Contabilidade no Brasil” foi premiada como melhor artigo apresentado no CICA. Com o tema “A Contabilidade num Mundo Sustentável”, o congresso reuniu especialistas de diversos países, promovendo reflexões sobre os rumos da profissão contábil frente aos desafios da tecnologia, da transparência e da sustentabilidade.
“Os resultados do estudo sevem como subsídios para definição de políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento de competências digitais em docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, como uma forma de integrar a Inteligência Artificial às práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem”, diz Romualdo Colauto.
Saiba mais sobre o trabalho do PPGCont na página oficial do programa.
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]