Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores do Cenacid elaboram mapas para auxiliar buscas em Brumadinho (MG)

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), unidade especial da Universidade Federal do Paraná, elaborou mapas de capacidade destrutiva do fluxo de rejeito e lama e das direções internas de fluxo, com base nas avaliações realizadas em campo no município de Brumadinho (MG). O grupo permaneceu três dias na região afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos.

De acordo com o líder da equipe, professor Renato Lima, são mapas emergenciais preliminares para ajudar no esforço da crise. “Os mapas são úteis para orientar a busca e salvamento e para compreender todo o processo. No futuro, servirão para prevenir tragédias como esta”, avalia. O material foi enviado ao Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Professor Renato Lima coletando amostras. Divulgação: Cenacid

Os materiais também foram entregues, em Brumadinho, para oficiais do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O grupo percorreu a área da barragem, coletou amostras, visitou o depósito de fluxos e conversou com moradores afetados pelo acidente.

Participaram da missão o professor da UFPR, Renato Lima; o professor da Unicamp, Jefferson Picanço; a geóloga da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Fabiane Acordes; e a diretora do serviço geológico do Rio de Janeiro, Aline Freitas.

Confira os mapas elaborados pela equipe.

Pesquisadores treinaram os oficiais para uso do mapa. Divulgação: Cenacid

Sobre o Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad) da UFPR. O objetivo do Cenacid é proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem, voluntariamente, a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela atuação na resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...