
O Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industriais (GEDAI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está divulgando artigos produzidos por pesquisadores especialistas na área para refletir sobre a pandemia do novo Coronavírus. Temas como flexibilização das patentes ou o licenciamento compulsório para acesso a medicamentos; as estratégias governamentais de contenção do Coronavírus; a democratização do acesso à informação científica; o combate à indústria das fake news e a proliferação de sistemas de vigilâncias invasivos à privacidade dos dados pessoais da população fazem parte das reflexões. O objetivo é debater as questões emergenciais que impactaram o mundo nos últimos meses.
Os primeiros trabalhos foram feitos sob a ótica do Direito da Propriedade Intelectual e os primados do Marco Civil da INTERNET (MCI). Os artigos são assinados por graduandos, mestrandos, doutorandos e professores da UFPR e de outras universidades do país, todos pesquisadores vinculados ao GEDAI/UFPR, com revisão dos pares. “A pandemia está tendo enormes impactos no mundo jurídico. É importante que a academia produza conteúdo crítico sobre as mudanças que estamos encarando“, explica o professor Marcos Wachowicz. Um novo boletim sobre o assunto deverá ser divulgado nas próximas semanas.
Saiba mais e leia a íntegra dos trabalhos
Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]