A equipe do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid-UFPR) avaliou, na terça-feira (2), processos perigosos ocorridos no litoral paranaense em razão das chuvas intensas registradas nos últimos dias. Os professores Renato Lima, Wilson Soares e Andrés Acevedo participaram da missão em áreas afetadas nos municípios de Antonina e Morretes.
Foram identificados processos relacionados à inundação, alagamentos, escoamentos hídricos de alta velocidade, transporte de seixos e blocos, deslizamentos translacionais, queda e rolamento de blocos de alcance limitado.
A equipe visitou em Morretes as áreas do Rio do Pinto, Rio Marumbi, centro de Morretes, Vila das Palmeiras. Em Antonina a equipe reconheceu áreas do bairro Portinho que foram atingidas por deslizamentos, incluindo os tipos translacional, quedas e rolamentos de blocos.

Erosão e solapamento de margens no Rio Marumbi, que subiu quatro metros acima do nível normal. Foto: Cenacid/UFPR
Os pesquisadores contataram os serviços municipais de Proteção Civil e Bombeiros, além de pessoas das comunidades afetadas e continuam estudando os processos ocorridos na região.
Com informações do Cenacid/UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de ações culturais e artísticas no mês de novembro […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]
O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná está completando 75 anos de história. Fundado em 17 de […]