Imagem Padrão

Pesquisadores da UFPR publicam na Scientific Reports/Nature pesquisa que investiga ação benéfica de bactéria no arroz

25 julho, 2019
08:05
Por laurasomoza

Uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná publicou na Scientific Reports, do grupo Nature Research, resultados de uma pesquisa que estuda como a bactéria Herbaspirillum seropedicae influencia positivamene o crescimento do arroz. O grupo descobriu que o organismo modula a defesa da planta sem causar a inibição do seu crescimento. A bactéria é bastante conhecida e estudada na universidade por conta da sua capacidade de colonizar plantas e melhorar a produtividade. Além disso, é uma alternativa ao uso de fertilizantes nitrogenados.

Pesquisa tem efeitos no campo, na produção de arroz. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Os trabalhos sobre a Herbaspirillum seropedicae começaram a ser realizados na UFPR em 1985, por iniciativa do professor Fabio Pedrosa. Em 2010, seu sequenciamento genômico foi publicado, gerando um banco de dados utilizado no mundo todo. Segundo o professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Emanuel Maltempi de Souza, os trabalhos auxiliam na produtividade do campo. “As bactérias semelhantes a do trabalho já são usadas no Brasil inteiro, em 5 milhões de hectares. Estima-se que na próxima safra estejam em 10 milhões”, destaca.

Souza, que é um dos autores do artigo, explica que a equipe já sabia que a bactéria agia no desenvolvimento da planta, mas precisava entender a ação em nível molecular. Os cientistas descobriram que, em contato com a bactéria, a expressão de genes de defesa muda. “Descobrimos que a bactéria modula os genes de imunidade vegetal alterando seu funcionamento”, diz. Essa modulação ocorre sem inibir o crescimento e, ao contrário, estimula o crescimento vegetal.

A revista Scientific Reports faz parte da Springer Nature Publishing, uma das mais prestigiadas do mundo. O conteúdo da publicação envolve pesquisas primárias cientificamente válidas, de áreas das ciências biológicas e agricultura. Catorze pesquisadores, da UFPR e de outras instituições nacionais e internacionais, assinam o trabalho.

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]