Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR buscam pessoas com 65 anos ou mais para estudo com avaliação física em Curitiba

Estudo sobre mobilidade será realizado até março de 2024 e prevê benefícios para participantes, tais como testes e conscientização sobre exercícios físicos. Veja como participar

O projeto de pesquisa “Avaliação neuromuscular, da marcha e capacidade funcional em idosos com diferentes níveis de atividade física” procura participantes com 65 anos de idade ou mais para as atividades do estudo, que incluem avaliação física e orientações sobre exercícios.

As avaliações serão realizadas no Centro de Estudos do Comportamento Motor (Cecom), localizado no Centro de Educação Física e Desporto (Ced) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que fica no Centro Politécnico, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.

Os atendimentos podem ser agendados por meio dos telefones das pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEDF) da UFPR (veja no quadro) e pelo e-mail projeto65mais@gmail.com.

As avaliações serão realizadas em dias de semana, pelas manhãs (8h30 ao meio-dia) e às tardes (13 às 17 horas), no período de novembro de 2023 a março de 2024.

Projeto quer entender musculatura da perna

O objetivo do projeto é comparar variáveis neuromusculares e morfológicas do músculo tríceps sural, localizado na batata da perna, e o desempenho na marcha e testes funcionais.

A ideia é investigar a relação entre as características musculares a capacidade funcional de homens e mulheres com 65 anos ou mais. Podem participar pessoas com diferentes níveis de atividade física.

As pesquisadoras avaliam que o estudo pode fornecer informações valiosas para o desenvolvimento de intervenções direcionadas à prevenção de quedas e ao aprimoramento da qualidade de vida.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (41) 995495709 (Barbara Chaowiche) e (18) 981720307 (Alline Mioto), ou por e-mail: projeto65mais@gmail.com

Sugestões

Nota à Comunidade Acadêmica sobre o fim da greve dos professores
Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR),...
Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...