Imagem Padrão

Pesquisadores da UFPR acertam ações de cooperação com quatro universidades norte-americanas

26 outubro, 2018
17:36
Por
UFPR

Uma série de novas possibilidades de intercâmbio internacional foi aberta para a UFPR durante uma missão de trabalho nos Estados Unidos, realizada pelos professores Josafá Moreira da Cunha (chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação) e Paulo Vinicius Baptista da Silva (superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade). Eles participaram de eventos e reuniões em quatro universidades norte americanas, conhecendo pesquisas dessas instituições e apresentando projetos desenvolvidos na UFPR.

De acordo com o professor Paulo Vinícius, o objetivo da missão foi dar andamento a atividades de cooperação em pesquisa e intercâmbio, como parte do esforço da UFPR para ampliar a internacionalização. A viagem foi custeada com recursos do projeto Discurso e Relações Raciais, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), via Programa de Apoio a Núcleos Emergentes da Fundação Araucária.

Cartaz de evento com a participação dos pesquisadores da UFPR na University of Nebraska Omaha.

O professor destacou que as diversas ações de pesquisa e colaboração acertadas durante a viagem estão relacionadas também ao projeto “Relações de poder, assimetrias e direitos humanos”, que é um dos 16 projetos da UFPR incluídos no Programa Institucional de Internacionalização (Capes Print), custeado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

University of Indiana

Na University of Indiana, o professor Josafá foi recebido pela professora Kendra Thomas , com a qual realiza pesquisas sobre o contexto escolar e crenças de justiça, atuando como avaliador em banca na pós-graduação em Psicologia. Ele ministrou uma palestra sobre o Projeto Conviver, que atua nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão para combater a violência nas escolas. Os pesquisadores também assinaram um convênio entre as duas universidades e iniciaram o planejamento para viabilizar em 2019 visita de estudantes da instituição americana à UFPR.

O professor Josafá durante palestra sobre o Projeto Conviver na University of Nebraska.

University of Nebraska

Os professores Josafá e Paulo Vinicíus também estiveram na University of Nebraska at Omaha (UNO). Recebidos pelo professor Jonathan Santo, eles realizaram conferências junto ao Ofice of Latin American Studies sobre “Relações étnico-raciais no Brasil e diversidade: relações entre pesquisas, práticas e políticas na universidade”.

A agenda também incluiu discussões sobre cooperação em pesquisa sobre vitimização entre pares; e o planejamento de ações de pesquisa e intercâmbio, entre as quais a visita de um grupo de estudantes que pesquisam sobre América Latina na UNO à UFPR em junho de 2019.

Os professores da UFPR reuniram-se ainda com o diretor de Ações Multiculturais, James Freeman, para conhecer as políticas de diversidade operadas na UNO, o monitoramento sobre diversidade étnico-racial e de gênero nos corpos docente, técnico e discente (graduação e pós-graduação); o desenvolvimento de ações de permanência para minorias étnico-raciais a partir de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações na UNO; o desenvolvimento de ações de igualdade de gênero e de apoio e respeito à comunidade LGBT.

Texas University

Na Texas University at San Antonio o professor Paulo Vinicius discutiu com o professor Bekisizwe Ndimande possibilidades de cooperação em pesquisa sobre “educação intercultural”. Ele também fez uma palestra sobre “Discurso e relações raciais no Brasil: a mulher negra nos discursos analisados por pesquisas do NEAB-UFPR”.

O professor Paulo Vinícius (à direita) com o professor Bekisizwe Ndimande, da Texas University at San Antonio.

Os dois professores da UFPR estiveram ainda na Texas University at Austin, para dar continuidade a ações de intercâmbio e pesquisa em colaboração. Entre as ações em andamento ou planejadas estão a realização de um estudo, junto com professora Patrícia Somers, do Departamento de Políticas Educacionais, sobre políticas afirmativas com coleta de dados com estudantes em cinco países (EUA, Brasil, Chile, México e Índia). Outra pesquisa conjunta, esta com o professor Marcelo Paixão, do Departamento de Estudos Africanos e Africanos da Diáspora, é sobre indicadores sociais de desigualdade.

Os pesquisadores trabalharam ainda no planejamento de envio de estudantes do DAAS para visita à UFPR. No ano de 2019 os professores Patrícia e Marcelo receberão cinco estudantes da UFPR para estágio sanduíche (três do doutorado em Educação e dois de iniciação cientifica).

Os professores reuniram-se também com a professora Suchitra Gururaj, vice-presidente do Longhorn Center for Community Engagement and Community Engagement Center e responsável pela Divisão da Diversidade e Engajamento da Comunidade. O encontro tratou de políticas de diversidade e da cooperação entre a divisão e a Superintendência de de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade. No primeiro semestre de 2019 a universidade americana enviará à UFPR um grupo de estudantes envolvidos nas ações de respeito à comunidade LGBT, para organização de ações nesta área.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]