Imagem Padrão

Pesquisadores criam aplicativo para identificação de flebotomíneos, insetos transmissores das leishmanioses

27 fevereiro, 2019
09:36
Por
Ciência e Tecnologia

No mundo inteiro existem, atualmente, 1008 espécies de flebotomíneos, das quais 278 são registradas no Brasil. Essas classes de insetos atuam na transmissão dos protozoários causadores das leishmanioses – doenças infecciosas que podem ocasionar febre, perda de peso, anemia além de outras manifestações. Por isso, pesquisadores criaram um aplicativo de celular que permite a identificação dos flebotomíneos. O professor Andrey José de Andrade, do Departamento de Patologia Básica do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, é um dos criadores da ferramenta.

Para identificar os insetos, os pesquisadores utilizam chaves dicotômicas, que inclui a análise de diversas características (como estrutura corporal e cor) até chegar ao nível de espécie. Com o LutzoDex essa identificação ocorre de forma mais rápida, pois o aplicativo faz a comparação das observações apontadas pelo usuário e do banco de dados disponível na ferramenta. O mecanismo é o mesmo do PokeDex, aplicativo que identifica as criaturas ficcionais chamadas Pokémons (daí o nome LutzoDex: “Lutzo” de Lutzomyia, um dos gêneros de flebotomíneos, e “Dex” do PokeDex).

Professor Andrey Andrade com o aplicativo LutzoDex. Foto: Aspec

“Facilita a identificação para uma pessoa que não é especialista na área. Deixamos claro que o aplicativo não substitui uma chave dicotômica publicada, mas pode auxiliar o usuário em trabalhos de laboratório ou de campo, aproximando-o da taxonomia”, explica o professor Andrade.

O LutzoDex permite identificar os insetos a partir de sua região geográfica e características como sexo ou estrutura de genitálias. Para cada espécie, são apresentados dados como autoria e ano de descrição, mapas de distribuição nas Américas e se faz parte de uma categoria transmissora de Leishmania. O idioma do sistema está de acordo com o idioma do smartphone e pode ser alterado pelo usuário.

Desde sua criação, O LutzoDex já teve 527 downloads, sendo 88% provenientes do Brasil e os outros 12% da Colômbia, Bolívia, México e Índia. Com download gratuito, o aplicativo está disponível na Google Play para o sistema operacional Android.

Também contribuíram no desenvolvimento do software o analista de sistemas Maxweel Almeida, o biólogo Douglas Rocha e a designer Janaine Abrantes. Confira como usar o LutzoDex no tutorial no Youtube:

Sugestões

25 abril, 2025

Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]

25 abril, 2025

Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da […]

25 abril, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]

25 abril, 2025

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]