Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadoras da UFPR são premiadas em evento internacional de tecnologia assistiva

A impressão de código tátil de cores por meio da técnica embossing, processo que cria relevo em materiais, e o mapeamento de tecnologias multimodais para deficientes visuais desenvolvido pelas pesquisadoras Maria Lilian Barbosa e Dominique Adam, respectivamente, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados no Workshop Internacional de Tecnologia Assistiva. A Fundação Araucária, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) por meio do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizaram nesta quinta-feira (19) a premiação dos trabalhos apresentados durante o evento, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de novembro, em Curitiba.

As pesquisas da UFPR ficaram com o primeiro e o segundo lugar e ambas são orientadas pela professora Maria Lúcia Okimoto. A primeira edição do workshop contou com a participação de pesquisadores que trabalham em projetos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência. Professores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Santa Catarina foram os responsáveis pela avaliação online dos 36 trabalhos desenvolvidos no Paraná, e apresentados em formato de banner.

Com os certificados (da esquerda para direita), as pesquisadoras premiadas Maria Lilian Barbosa, Maria Lúcia Okimoto e Dominique Adam. Foto: Divulgação

Entre as pesquisas avaliadas, a “Aplicação do código tátil see color por processo de embossing e produtos para tecnologias assistivas” garantiu o primeiro lugar. O trabalho foi realizado por Maria Lilian Barbosa, mestre em Engenharia de Produto pela UFPR. O objetivo do estudo é imprimir o código tátil de cores para deficientes visuais, desenvolvido pela pesquisadora Sandra Regina Marchi, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPR, na busca por uma solução mais acessível e barata para a criação e aplicação de etiquetas em braile. Maria Lilian destaca que a premiação de trabalhos realizados na UFPR, que ganham projeção em outros países, “é a chance de mostrar para o mundo que o Brasil produz conhecimento aplicado, que pode mudar a sociedade”.

A Universidade também conquistou o segundo lugar com o trabalho “Interação inclusiva: mapeamento de tecnologias multimodais para pessoas com deficiência visual”. A pesquisa foi desenvolvida por Dominique Adam, mestre em Acessibilidade da Informação e doutoranda em Design de Sistemas de Informação pela UFPR. Com o objetivo de ampliar a inclusão social, as tecnologias assistivas se baseiam em recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Nova chamada em 2020

O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, da Sejuf, prevê uma chamada pública para a seleção e financiamento de projetos, no primeiro semestre de 2020. “Muita coisa tem sido feita no Paraná. O objetivo é aproximar a tecnologia da população, com foco em autonomia, saúde e educação”, afirma Quelen Silveira Coden, coordenadora do Departamento e integrante do comitê organizador do workshop.

Em parceria com a Fundação Araucária, o objetivo é atender demandas emergentes, selecionando novas linhas de pesquisa através da consulta às pessoas com deficiência. Desta vez o foco será o trabalho conjunto e a troca de experiência entre várias universidades. Os valores destinados aos projetos selecionados ainda não foram divulgados.

Por Luiz Fernando Hanysz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...