Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro “Práticas de ciência aberta”. A obra completa está disponível para download gratuito neste link.
O livro é um dos resultados de dois projetos desenvolvidos na UFPR: o projeto de extensão “Ciência aberta e a gestão da informação científica” e o projeto de pesquisa “Gestão da Informação Científica no Contexto da Ciência Aberta”, este último financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também são ações dos projetos de extensão e pesquisa, a promoção pioneira de capacitações on-line sobre gestão de dados científicos de pesquisa e o desenvolvimento da base de dados Parajás – Base de Dados em Direito, uma fonte de informação jurídica em acesso aberto
Organizado pela docente Paula Carina de Araújo, coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPR, e pela doutoranda do Programa de Informática, Karolayne Costa Rodrigues de Lima, o livro reúne 12 capítulos.
Alguns dos principais pesquisadores que têm se debruçado sobre as inúmeras implicações da ciência aberta na concepção e desenvolvimento de conhecimento científico contribuíram para a obra, editada pela Editora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com textos que dialogam sobre as principais práticas de ciência aberta.
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]
Série de vídeos produzida na UFPR busca orientar mulheres sobre seus direitos no ciclo gravídico-puerperal e prevenir episódios […]