Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora apresenta nova plataforma nacional de divulgação científica em palestra na UFPR

Uma nova plataforma de divulgação científica nacional foi apresentada pela jornalista e pesquisadora Sabine Righetti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o tema “Ciência na grande mídia: pesquisas nacionais X estrangeiras”, a discussão ocorreu no Campus Jardim Botânico na tarde desta segunda-feira (29).

O evento foi promovido pelo Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPR. Ainda participaram de uma mesa redonda o pró-reitor da PRPPG da UFPR, Francisco de Assis Mendonça; a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da PRPPG, Ana Sofia Oliveira; o coordenador de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Felix Rodacki; e o diretor do Capa, Ron Martinez.

A jornalista, que também é idealizadora do Ranking de Universidades da Folha (RUF), coordena a plataforma Bori, que busca integrar a mídia e a ciência produzida no Brasil. O lançamento deve ocorrer no segundo semestre deste ano. O cadastro para jornalistas, que precisam comprovar a atuação, será gratuito e para as instituições participantes deve ser cobrada uma taxa de adesão ao serviço.

Pesquisadora e jornalista Sabine Righetti apresentou panorama da ciência produzida no Brasil e a divulgação na mídia. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR
Pesquisadora e jornalista Sabine Righetti apresentou panorama da ciência produzida no Brasil e a divulgação na mídia. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Sabine ressalta que o Brasil é um grande produtor de ciência, estando entre os 15 países com maior produção científica no mundo, de acordo com dados da base de periódicos Web of Science. “Mas muitas vezes a sociedade não tem percepção da produção científica no Brasil, principalmente nas universidades. Isso acontece em parte pela falta da comunicação da ciência, ou seja, pela falta da presença da ciência nos meios de comunicação em todo o país”, diz.

Para ela, uma das maneiras de melhorar a divulgação científica é treinar cientistas para falarem com a imprensa. “Os pesquisadores precisam comunicar os resultados alcançados à assessoria de imprensa da sua instituição para que essa informação chegue à imprensa”. Sabine acrescenta que outra forma é criar ferramentas que disponibilizem os estudos científicos dos cientistas brasileiros para os jornalistas. “A gente lança a plataforma justamente para conectar jornalistas que estão buscando pautas de ciência nacional aos pesquisadores que estão produzindo essa ciência”. O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Serrapilheira.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, destaca que a divulgação científica tem grande importância não só para a UFPR, mas para as universidades brasileiras como um todo. “Estamos investindo muito nas formas de fazer chegar até a população os resultados de processos de pesquisa, extensão e cultura, que são realizados na Universidade de maneira ampla e permanente e com altíssima qualidade. Essa palestra vem junto a várias outras iniciativas nos ajudar a pensar a essa comunicação para que esse conhecimento chegue de maneira mais fácil até a sociedade”, diz.

“É tão importante o pesquisador pensar em qual revista científica divulgará a pesquisa quanto pensar no impacto desse estudo para a sociedade e em como traduzir os resultados de uma forma que sejam compreensíveis para um público geral”, ressalta o diretor do Capa, Ron Martinez.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...