Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás do uso de carboidratos de plantas e cogumelos contra o câncer
Por Lívia Inácio (Aspec/Biológicas)
Na próxima terça-feira (22), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe o pesquisador Håvard Hoel, do Instituto de Farmácia da Universidade de Oslo (UiO), para uma palestra sobre o potencial de polissacarídeos (cadeias de açúcares) de fungos e plantas como imunoestimulantes.
Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica e pelo Núcleo Paranaense de Pesquisa Científica e Educacional de Plantas Medicinais (Nupplamed), a palestra “Water-soluble heteropolysaccharides from medicinal plants and fungi interact with toll-like receptors” será presencial em Curitiba e ministrada em inglês. Não é necessário se inscrever.
Hoel é doutorando do grupo de pesquisa BioNatH da UiO e investiga a interação entre polissacarídeos solúveis em água (como a pectina, presente em frutas) e receptores do tipo Toll (TLRs), que atuam como sensores do sistema imunológico, reconhecendo sinais de perigo no organismo humano.
O cientista busca entender que características estruturais presentes em polissacarídeos de cogumelo chaga (Inonotus obliquus) e de plantas medicinais do Brasil e da Noruega, como a palma forrageira (Opuntia ficus-indica) e nas folhas do abacate (Persea americana), são capazes de ativar células do sistema imune que identificam e atacam ameaças ao corpo.
A pesquisa também investiga se esses polissacarídeos conseguem se ligar a diferentes receptores imunológicos ao mesmo tempo e quais deles têm maior potencial para serem usados como coadjuvantes em tratamentos contra o câncer.
Segundo o pesquisador, a literatura científica mostra que os polissacarídeos não agem como quimioterápicos clássicos (ou seja, não matam diretamente as células tumorais), mas podem modular a resposta imunológica, estimulando o organismo a reagir contra o câncer.
É esse é o tema que será abordado na palestra, que tem o mesmo título de um trabalho seu apresentado em um congresso internacional em 2023.
Hoel veio à UFPR por meio de um programa de cooperação internacional e permanecerá na universidade até junho. Esta é a primeira vez que o Nupplamed recebe um pesquisador estrangeiro, e a experiência possibilitará importantes trocas, além da difusão internacional da pesquisa desenvolvida na instituição, afirma a professora Juliana Bello Baron Maurer, que integra o núcleo.
Os polissacarídeos são pesquisados na UFPR desde 1965, quando os estudos em Bioquímica foram instituídos na universidade. “É muito importante poder ampliar nossa rede de colaboração internacionalmente, promovendo avanços e fortalecendo a ciência”, finaliza.
A professora Carmen de O. Petkowicz, do Laboratório de Carboidratos Vegetais (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR), também é colaboradora deste estudo.
SERVIÇO
Palestra “Water-soluble heteropolysaccharides from medicinal plants and fungi interact with toll-like receptors”, com Håvard Hoel
Quando: 22/4 (terça), às 14 horas
Onde: Sala 314 (3º andar do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), no Prédio Central do Setor de Ciências Biológicas, no Campus Politécnico da UFPR (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba)
Foto de destaque: Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, e Juliana Maurer, do Nupplamed/UFPR. Foto: Aspec/SCB/UFPR
Acompanhe o Nupplamed e o BioNatH Lab nas redes sociais
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]