Imagem Padrão

Pesquisador da Universidade de Curvinos vem conhecer estudos do Setor de Agrárias

16 abril, 2012
12:16
Por AGTIC - Gustavo
Ciência e Tecnologia

O reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu na manhã desta segunda-feira (16/04) a visita do chefe Radics Lászlo do Departamento de Agricultura Sustentável da Universidade de Curvinos de Budapeste, na Hungria. O pesquisador também coordena duas comissões europeias de agricultura sustentável e vem a Curitiba, dois meses depois que a UFPR assinou convênio com a universidade húngara durante a viagem do reitor à Europa. A instituição é referência mundial na agricultura orgânica e sustentável.

O visitante fica uma semana em contato com professores do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. Além de conhecer o Centro de Estações Experimentais do Canguiri, vai visitar agricultores da região metropolitana e visitar o Mercado Municipal de Orgânicos de Curitiba. Também irá a Morretes, no litoral, conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na agricultura sustentável.

Segundo o professor de Olericultura e diretor do Centro de Estações Experimentais do Canguiri, professor Átila Francisco Mógor, o interesse da UFPR é estabelecer estudos em conjunto sobre plantas medicinais, conservação de solos, além de melhorar a agricultura orgânica. Outra iniciativa será a inclusão do convênio no programa Universidade sem Fronteiras para que estudantes do Setor de Agrárias da UFPR possam estudar na Universidade de Curvinos. De acordo com o reitor essa é mais uma parceria que vai render muitos frutos.

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]