Trabalho foi reconhecido durante o XV Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem
Um projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que utiliza tecnologia de chatbot para ajudar o acompanhamento de idosos com câncer em cuidados paliativos foi premiado durante o XV Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem (FOPRENF). O trabalho intitulado “Protótipo Chatbot Zelo para a saúde digital de pessoas idosas em cuidados paliativos: sinais e sintomas para diagnósticos e intervenções de Enfermagem” ficou com o primeiro lugar na categoria Tecnologia.
O projeto é vinculado à produção técnica e tecnológica da egressa Bruna Tres Grzybowski e foi apresentado pela professora Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, coordenadora do curso de Enfermagem da UFPR.
Ela explica que na prática o projeto utiliza tecnologia para apoiar o acompanhamento e gestão de sintomas, fornecendo informações e facilitando a comunicação entre familiares, cuidadores e profissionais de saúde. “O chatbot Zelo tem como objetivo auxiliar na identificação de sinais e sintomas, como dor, astenia e dispneia, para orientar diagnósticos e intervenções de enfermagem, promovendo conforto e qualidade de vida”, explicou Karina Hammerschmidt.
A entrega do prêmio ocorreu durante o XV Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro em Florianópolis (SC). O evento teve como finalidade reunir docentes e discentes dos programas de pós-graduação profissionais, enfermeiros e profissionais da área da saúde, representantes governamentais locais, nacionais e internacionais, oportunidade que reuniu centenas de participantes.
O evento contou ainda com uma reunião com os coordenadores da Área de Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para para elaboração de um “Guideline” que apoie a construção de produto técnico e tecnológico para a área de Enfermagem.
“A premiação nos deixou muito felizes e motivadas, a egressa inclusive se propôs a continuar aprimorando o trabalho futuramente no seu Doutorado. Esse reconhecimento demonstra o potencial das produções técnicas e tecnológicas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde”, comemorou Karina Hammerschmidt.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]