O trabalho, de autoria da aluna de mestrado Marina Barbara de Souza Xavier, envolveu pesquisas realizadas junto ao Departamento de Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde e Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH), ambos da UFPR; e Hospital Erasto Gaertner.
O estudo premiado e cuja divulgação ocorreu no último dia 15, durante o evento realizado em Belo Horizonte, foi orientado pelos professores Newton Sérgio de Carvalho e Maria da Graça Bicalho. A pesquisa será, agora, encaminhada para publicação na prestigiada revista científica Câncer Research.
Prêmio
O Prêmio João Paulo Riper é uma premiação instituída pelo Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior. São analisados os trabalhos que propõem contribuições à prevenção e conduta na área das doenças genitais e câncer do colo uterino.
O título original da pesquisa que conquistou o 1º lugar é “Análise de gene relacionado ao sistema HLA de classe I (HLA-C) em mulheres com neoplasia intraepitelial cervical (NIC) de grau II e III. Além da mestranda Marina e dos professores orientadores Maria da Graça e Newton Sérgio assinam o estudo Carlos Afonso; Gorete Ynaquievi Tomaz Derezende; e Suelen Camargo Zeck.
Por Celsina Favorito
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]