Pesquisa realizada com 1.500 estudantes da UFPR mostrou que mais da metade deles fazem menos exercícios do que deveriam e consomem poucas frutas, verduras e legumes. Mas, quando perguntado sobre o consumo de álcool, a situação mudou. Declararam ter ingerido bebidas alcoólicas nos 30 dias anteriores à pesquisa 64,8% e mais do que 40,2% afirmaram que beberam em excesso neste mesmo período. Outros 25,8% disseram que estão acima do peso.
Essa pesquisa foi a dissertação de Mestrado em Educação Física de Guilherme da Silva Gasparotto, defendida em março deste ano e aprovada com nota máxima. O estudo teve a orientação de Wagner de Campos, professor do Departamento de Educação Física com doutorado. Apenas 7,9% disseram que consomem verduras e 19,7% legumes com regularidade.
De acordo com Guilherme, que é professor substituto do Departamento de Educação Física da UFPR, foram comparadas as respostas dos alunos que acabaram de ingressar na UFPR com as dos que estão no último ano de diversos cursos. Os que estão deixando a universidade são os que mais preocupam porque fumam mais, consomem bebidas alcóolicas e se exercitam pouco. Os pesquisadores acreditam que o ingresso na instituição associado com o sentimento de liberdade e desinibição, além do aumento do contato social com outros jovens, favorece a maior exposição e oportunidades para este tipo de comportamento.
COMPARATIVO ─ O consumo de bebidas com álcool nos 30 dias que antecederam a pesquisa foi de 76,4% entre os veteranos e 60,7% entre os calouros. O consumo de bebidas em excesso foi de 54,5% entre os veteranos e 35,4% entre os recém-chegados. O consumo de doces também é alto 69,8% (calouros) e 65,9% (veteranos). Quanto ao cigarro, 9,5% dos calouros e 16,2% dos veteranos fumam. Estão acima do peso, 24,7% dos calouros e 29,4% dos veteranos. Só 7,7% (calouros) e 8,7% (veteranos) consomem frutas com regularidade. Sobre verduras o percentual sobe um pouco, 20,2% (calouros) e 17,2% (veteranos). Salgadinhos são consumidos por 34,5% (calouros) e 35,1% (veteranos).
Para Wagner de Campos e Guilherme Gasparotto, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de estudos mais detalhados sobre os fatores relacionados à saúde do estudante universitário, como por exemplo, o acompanhamento desses jovens durante os anos de graduação. Entende que também é necessário adotar programas na UFPR para incentivar a mudança de hábitos.
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]