Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR entre as instituições com mais trabalhos sobre coronavírus no Brasil

Levantamento da revista Pesquisa Fapesp, com base em dados do Web of Science, mostra que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as 11 instituições de pesquisa brasileiras com mais trabalhos publicados sobre coronavírus entre os anos de 1968 e 2019. Segundo a revista, a UFPR tem sete trabalhos internacionais (“article”, “proceeding paper” ou “review”) no período, o que faz a universidade figurar no quarto grupo entre as instituições federais na lista (considerando que há empates), ao lado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A revista explica que os dados se referem a uma consulta feita até 23 de março em que a metodologia de busca foi informar o tópico “coronavirus” na ferramenta de busca do banco de dados da Clarivate Analytics. Dessa forma, os dados abrangem toda a família do vírus (cerca de 40 espécies), o que inclui os causadores das síndromes Respiratória do Oriente Médio (Mers) e Respiratória Aguda Grave (Sars), além do da Covid-19.

Consulta ao Web of Science, conforme os parâmetros do levantamento, mostra áreas de concentração dos artigos internacionais publicados por pesquisadores da UFPR sobre coronavírus. Imagem: Web of Science/Reprodução

Uma consulta ao Web of Science mostra que os estudos da UFPR no período se concentraram nas áreas de ciências veterinárias, saúde pública ambiental e ocupacional, biologia e bioquímica molecular, ciências agrícolas, doenças infecciosas, microbiologia, parasitologia, medicina tropical e virologia.

Públicas

Entre as 17 instituições que fazem parte do levantamento, existem 12 universidades públicas (das quais oito federais), três institutos ou fundações públicos, uma empresa estatal e uma universidade privada.

No cenário apresentado pelo levantamento, o Brasil aparece como o 17º país em trabalhos publicados sobre os coronavírus (217 no total). No topo da listagem estão Estados Unidos (4,4 mil), China (2.523), Alemanha (834), Inglaterra (782) e Holanda. O Brasil é o único país da América Latina entre os 20 primeiros países.

(Com informações da Pesquisa Fapesp)

Veja a notícia completa no site da Pesquisa Fapesp neste link

Confira outras iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Museu paranaense de ciências forenses recebe a UFPR para visita técnica
Grupo de pesquisadores em Divulgação Científica da UFPR conhecem o Museu Paranaense de Ciências Forenses A...
UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...