Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa de Doutorado avalia efeitos de treinamento em longo prazo de corredores veteranos

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (PPGEDF/UFPR), Jéssica Teixeira, desenvolveu um projeto de pesquisa baseado na relação entre o nível de atividade física e o sistema neuromuscular de corredores másters recreativos em comparação a idosos sedentários, idosos fisicamente ativos e jovens ativos. 

A pesquisa com os voluntários busca  comparar a função (força) e a estrutura dos músculos dos membros inferiores entre os corredores e os grupos de não atletas com diferentes níveis de atividade física a fim de investigar a relação entre o nível de atividade física/idade nas características neuromusculares. Outro objetivo do estudo são os resultados, que poderão fornecer informações valiosas para o desenvolvimento de intervenções direcionadas à prevenção de quedas e ao aprimoramento da qualidade de vida de pessoas idosas, bem como contribuir para a conscientização acerca de um envelhecimento saudável e ativo na sociedade.

O projeto é coordenado pelo professor Paulo Cesar Barauce Bento e faz parte da tese de doutorado de Jéssica, que será defendida em fevereiro de 2025. 

Público Alvo

Grupo de jovens do sexo masculino que pratiquem atividade física entre 18 e 35 anos. Já os grupos de idosos também do sexo masculino, precisam ser a partir de 65 anos e serão divididos em três grupos:

– Idosos sedentários (que não praticam nenhuma atividade física regular. 

– Idosos fisicamente ativos (que pratiquem alguma atividade física ou que façam atividades da vida diária, como: varrer, andar até o supermercado, caminhar como forma de locomoção, etc).

– Idosos corredores de rua (que tenham participado pelo menos de uma prova de corrida no último ano, corram pelo menos 30 km semanais e pratiquem a corrida a pelo menos 10 anos).

Benefícios para os participantes

Além de receber um relatório contendo os resultados e a interpretação dos protocolos de avaliações realizados, o participante irá receber um guia de exercícios físicos para melhorar seu nível de atividade física ou utilizar como exercícios complementares à sua prática habitual.  

As avaliações são gratuitas e agendadas,  realizadas no Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM), localizado no Centro de Educação Física e Desporto  (CED) da UFPR, localizado no Centro Politécnico no bairro Jardim das Américas.

Todas as avaliações serão realizadas de acordo com a disponibilidade do participante, em dias de semana,  de 8h às 17h, podendo ocorrer avaliações nos sábados caso seja necessário, entre os meses de fevereiro e julho. 

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones: (41) 99681-4404 (Jéssica), (41) 99209-2066 (Leonardo), (41) 99765-7881 (Maria).

Imagem de destaque: Freepik.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...