Dados de pesquisa foram apresentados em entrevista do Instituto Municipal de Turismo - Foto: Luiz Costa/SMCS
Somente no mês de junho, 214.505 turistas passaram por Curitiba, sendo 95.854 estrangeiros. Para a pesquisa, as entrevistas foram realizadas apenas nos quatro dias de jogos, na Fan Walk, área destinada somente a pessoas com ingressos para as partidas. Foram entrevistadas 1.087 pessoas, sendo 513 turistas (275 brasileiros e 238 estrangeiros). Dos estrangeiros, 93% visitavam Curitiba pela primeira vez. Entre os brasileiros, só 24% ainda não conheciam a cidade. O balanço parcial da pesquisa revelou que 95,5% dos turistas consideraram que Curitiba atendeu ou superou as expectativas que tinham antes de chegar.
Além de questões sobre o perfil dos espectadores dos jogos, também havia perguntas sobre formas de acesso à cidade, tempo de permanência e locais de hospedagem. Entre os turistas, 50% buscaram informações prévias sobre a cidade através da internet. A pesquisa também revelou que 78% compartilharam suas experiências na cidade pelas mídias sociais. Segundo os pesquisadores, a utilização das redes sociais está se tornando cada vez mais relevante, o que exige monitoramento permanente. “As mídias sociais são instrumentos de marketing fundamentais para atividade turística já que são altamente importantes no processo de decisão dos turistas”, avalia Gândara.
Convidados a destacar características da cidade, entre 11 alternativas, 25,4% dos turistas disseram que é planejada e organizada. Também foram citados a qualidade de vida (21,7%), cidade dos parques (12,2%) e cidade ecológica (11,4%). Os resultados mostram que a imagem da cidade na mente dos turistas está associada ao planejamento, organização e preservação com o meio ambiente.
A pesquisa realizada com os turistas faz parte de um projeto maior, encomendado a UFPR pelo Ministério do Esporte e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com o objetivo de acompanhar e avaliar projetos, obras e serviços destinados à Copa do Mundo 2014, analisando os principais legados e oportunidades para a cidade. Sob coordenação geral do professor Sérgio Scheer, o projeto está analisando, de maio de 2013 a setembro de 2014, as áreas de mobilidade urbana, energia, telecomunicações, saúde, segurança, aeroporto, estádio e turismo.
O projeto de turismo, coordenado por Gândara, conta com a colaboração dos professores Alexandre Biz, Marcia Massukado-Nakatani, Vander Valduga, Maria do Carmo Freitas, José Elmar Feger e bolsistas de doutorado, mestrado e iniciação tecnológica e científica, além de voluntários. São analisados diversos aspectos, desde a oferta e reputação de hotéis, bares, restaurantes, atrativos turísticos e locais para compras até como a cidade está representada nos sites oficiais de turismo, nos guias turísticos e nas fotos postadas em mídias sociais. Os resultados de todas as pesquisas serão apresentados em setembro.
Em 2025, o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná celebra 75 anos de fundação. Para marcar a […]
Durante a cerimônia de encerramento da 6th South American Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizada recentemente, […]
Na tarde desta quarta-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oficializou a entrega dos títulos de eméritas […]
Professores, alunos e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participarão do Pint of Science, evento mundial de […]