Todos os pesquisados têm mais de 18 anos. Os estudantes queriam saber se as pessoas que buscam ajuda nas agências de casamento para encontrar um companheiro são mais tímidas que as outras, se são mais inseguras, ver os índices de acertos e a sociabilidade destes relacionamentos, comparando com aqueles que têm relacionamentos amorosos tradicionais.
Os estudantes concluiram que não houve diferença entre os grupos (agenciados e não-agenciados em relação a timidez, sociabilidade e assertividade. Já a relação entre auto-estima foi significativa revelando que pessoas agenciadas mostram auto-estima mais baixa e relacionada à idade: pessoas com menos
de 30 anos mostraram menor auto-estima, com mais de 50 anos mostraram maiores percentuais de bem-estar. A mesma questão foi inversa entre os não agenciados pesquisados.
Outra constatação foi que as pessoas cadastradas em agências mudam de parceiros com mais frequência e também são mais românticas e têm grande interesse na aparência dos companheiros. Não houve diferença em relação a importância da amizade no relacionamento amoroso. Desta forma os estudantes concluiram que ao contrário do que imaginavam as pessoas cadastradas em agências de casamentos não são mais inseguras, menos sociáveis ou mais tímidas do que aquelas não-agenciadas e que também estão a procura de um parceiro amoroso.
O estudo mostrou ainda que existe uma dificuldade maior de encontrar parceiros em agências de casamento a partir dos 50 anos,quando a auto-estima dos agenciados se mostrou menor em relação às pessoas não cadastradas. As pessoas cadastradas se mostraram mais inclinadas a um amor que desenvolve-se a partir de uma amizade e acreditam na escolha de características específicas do parceiro. Pessoas não-agenciadas têm um estilo mais romântico, acreditando no amor à primeira vista. Os dois grupos são igualmente ciumentos de suas relações amorosas.
Participaram do estudo os estudantes Angélica Ricofka, Cláudia Tucunduva, Regiane de Souza; Silvia dos Santos, Wellington dos Santos e coordenado pela professora Lídia Weber.
Contatos podem ser feitos com Claudia Tucunduva, formanda de
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]