Periódico “Sândalo” foi inspirado na experiência da Revista X, do curso de Letras da UFPR

29 maio, 2024
13:36
Por Bruna Soares
Ciência e Tecnologia

Em 2021, foi firmado o acordo de internacionalização entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), localizada em Dili, Timor-Leste. Entre as várias ações previstas, uma delas foi realizada em 2024. Trata-se da criação do periódico online Sândalo, da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH), da UNTL.

A criação da primeira revista científica da FEAH/UNTL está inserida no projeto de pesquisa e extensão Português como Língua de Ciência, iniciado em 2020 pela ex-leitora do Instituto Guimarães Rosa (vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil), professora Renata Franck Mendonça de Anunciação. Além da revista, o projeto oferece formação continuada para professores de letramento acadêmico em português como língua adicional e cursos de escrita científica para alunos e docentes da faculdade.

Renata Franck Mendonça de Anunciação, ex-professora leitora e uma das responsáveis pelo acordo de cooperação. Foto: DEMCOM da UNTL

A publicação é resultado de uma das ações de internacionalização, coordenada pela professora Denise Hibarino, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (Delem/UFPR), que esteve em Timor-Leste em setembro 2022 como professora visitante, para ministrar cursos de formação de editores e de revisores de revista científica na FEAH-UNTL.

Curso ministrado em 2022 na UNTL pela professora Denise Hibarino. Foto: Facebook da UNTL

Ao todo, cerca de 80 participantes, docentes e discentes da faculdade, receberam a formação. Durante a sua visita à UNTL, Denise ainda ministrou palestras na FEAH e na Faculdade de Filosofia, promovendo a cooperação internacional e o diálogo entre as duas universidades parceiras.

Participantes recebendo a capacitação através do cursos de formação de editores e de revisores de revista científica na FEAH-UNTL. Foto: Facebook da UNTL

Para a professora Denise Hibarino, “esta ação de internacionalização é extremamente significativa por construir uma relação de colaboração entre universidades situadas no Sul Global e também por mostrar que não precisamos depender exclusivamente de parcerias com universidades renomadas do Norte Global para sermos legitimadas no meio acadêmico”.

Entre as ações previstas pelo acordo de cooperação internacional, estão a mobilidade acadêmica, a colaboração em pesquisas e eventos acadêmicos, bem como as publicações em conjunto.

É importante ressaltar que a revista Sândalo publica artigos em Tétum, Português, Inglês e Indonésio, e que o periódico foi inspirado na experiência da Revista X, do curso de Letras da UFPR.

Denise também faz parte do conselho editorial da Sândalo e já foi editora de seção da Revista X da UFPR.

Essa ação de internacionalização promove o diálogo de Sul para Sul e fomenta ações futuras entre a UNTL e a UFPR.

Notícia do site da UNTL: lançamento da revista. Você também pode encontrar o curso ministrado em 2022 publicado na página do Facebook do Programa Leitorado Guimarães Rosa neste link.

Foto de destaque: DEMCOM da  UNTL

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]