A revista Extensão em Foco, periódico de extensão universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Paraná, publicou duas novas edições (número 35 e 36). Inteiramente digital e gratuito, o periódico tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão de referenciais, metodologias e práticas extensionistas.
Para acessar as publicações da revista, clique aqui.
A edição especial, de dezembro de 2024, reúne artigos originais e relatos de experiência relacionados à curricularização da extensão — inserção de práticas pedagógicas extensionistas nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação. Na UFPR, o currículo dos cursos inclui 10% de ações extensionistas em programas e projetos de extensão desde 2022.
Os trabalhos da revista apresentam resultados da curricularização da extensão na formação universitária. Os artigos originais abordam ações realizadas no Herbário da Flora e dos Fungos do oeste do Paraná; análises de produções acadêmicas do estado sobre a curricularização da extensão nas licenciaturas; estudos sobre as contribuições do projeto de extensão “Show das Ciências”, realizado no Setor Palotina, e a incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional.
A segunda seção da revista abrange oito relatos compartilhados por extensionistas de instituições de ensino superior de várias regiões do Brasil. As experiências estão ligadas ao processo de curricularização a partir de cursos, projetos, formação continuada, práticas de ensino e espaços educativos.
Confira a edição especial da revista na íntegra aqui.
A edição número 36 da Revista Extensão em Foco compila nove textos entre artigos originais e relatos de experiência que abordam temáticas nas áreas da educação, da saúde, da assistência veterinária, da psicologia e da terapia ocupacional.
Com quatro artigos de diferentes regiões brasileiras, os trabalhos trazem desde a construção do diagnóstico de alunos com deficiência e implicações para o atendimento de necessidades especiais em escolas públicas de Mato Grosso, até a compreensão e a conscientização sobre relacionamentos abusivos, apontando a necessidade de promoção de saúde mental e de acesso a políticas públicas no Rio Grande do Sul.
A seção de relato de experiência abrange um estudo de caso sobre um banco comunitário, na Paraíba, como exemplo de economia solidária; um projeto de tecnologia para atividades funcionais por pessoas com deficiência visual; ações de promoção de saúde em comunidade escolar de Curitiba; a importância do atlas escolar municipal enquanto instrumento didático-pedagógico e a experiência a partir de um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados.
Leia a publicação neste link.
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]
Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.
Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]