UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Percentual de assintomáticos infectados pelo coronavírus está em queda na comunidade acadêmica

O último mutirão para testagem de pessoas assintomáticas, realizado no dia 26 de janeiro, indicou queda no percentual de infectados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Dos 1.723 testados, apenas 14 (0,81%) apresentaram resultado positivo. O maior índice de contaminação (2,27%) entre os grupos testados ainda está relacionado aos trabalhadores terceirizados, que desempenham atividades de apoio como limpeza e segurança que não podem ser executadas remotamente. Os dados comprovam a importância do distanciamento social.

Entre servidores técnicos administrativos e docentes, não houve casos positivos. Destaca-se que grande parte dessas pessoas  desenvolvem suas atividades de forma remota. Já no grupo de estudantes, dos 726 testados, seis (0,83%) estavam infectados. Coabitantes e familiares também puderam fazer o exame, categoria que apresentou taxa pouco mais elevada: de 623, seis (0.96%) apresentavam o novo coronavírus.

Até o momento, foram realizados sete mutirões de testagem para assintomáticos. Foto: André Filgueira

Os testes, do tipo RT–PCR, fazem parte de um estudo coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa busca identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença e a contaminação de outras pessoas. A proposta é realizar testagens quinzenalmente para monitorar a comunidade interna da instituição.

Integrantes da comunidade acadêmica que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19 e desejem realizar o teste podem participar de outra ação, realizada no Campus Botânico da UFPR.

Leia mais sobre a testagem em assintomáticos

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Ciência UFPR: Pesquisa revela angústias dos filhos dos imigrantes chineses que se fixaram em Curitiba há cerca de 70 anos
Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR ouviu membros da geração nascida...
Ciência UFPR: A agricultura como forma de resistência e de produção de saberes de mulheres camponesas e quilombolas
Quilombolas e camponesas brasileiras e irlandesas enxergam na agricultura formas de resistir à colonialidade,...
Ciência UFPR: Espécie rara de morcego é reencontrada após mais de um século sem registros
Descoberta ocorreu durante projeto de pesquisa em Palmas (PR) e revelou espécie em risco de extinção....
Estudantes de Engenharia Ambiental são finalistas no Prêmio Jovem Pesquisador
Três estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) concorrem ao...