Na manhã da última quinta-feira, dia 29, representantes de universidades curitibanas e europeias, cônsules e membros da gestão municipal participaram de uma reunião de atualização sobre projetos de pesquisa. Estiveram presentes o reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, o secretário municipal de Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto, a secretária municipal de Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, o cônsul dos Países Baixos em Curitiba, Robert Ruijter, o cônsul da Finlândia em Curitiba, Carlos Eduardo Guimarães, o cônsul do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e o cônsul da Áustria em Curitiba, Tercio Gritsch.
Também participaram convidados, representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo (UP) e professores e estudantes do Royal Institute of Technology de Estocolmo (KTH), Suécia, e da University of Twente, Países Baixos. O evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.
Na ocasião, foram apresentados os avanços em pesquisas relacionadas a planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, como o estudo que mede o sucesso do sistema BRT em Curitiba e o que acompanha a inclusão de ônibus elétricos e híbridos na frota da cidade. A UFPR tem participação em dois projetos: Ciclo do Alimento em Curitiba, que estuda o caminho dos alimentos e como reduzir o desperdício, e o Projeto para Aumentar o Potencial de CicloMobilidade Rumo a uma Smart Curitiba. Ambos acontecem em parcerias com universidades curitibanas e internacionais.
As autoridades presentes destacaram a importância da cooperação entre instituições governamentais, privadas e educacionais e da construção de projetos que beneficiem diretamente a população, saindo dos muros da universidade para resolver problemas concretos. “Curitiba continua sendo um símbolo da inovação”, afirmou o reitor da UFPR. “Desejamos que esse modelo de gestão em rede se fortifique e seja perene, não só aqui, mas também em outras cidades”.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]