Profissionais de saúde do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que atuam no combate à pandemia do novo Coronavírus contarão com alojamento adaptado no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, que terá como finalidade principal proteger as famílias contra contágio. Com o apoio da Associação Amigos do HC e a cessão do Coritiba Futebol Clube, o alojamento deve começar a funcionar na próxima terça-feira (7). O anúncio da iniciativa foi feito nesta sexta (3) durante coletiva de imprensa no estádio, no Alto da Glória.
O alojamento terá espaços para descanso, área de lazer, lavanderia e refeições. Estarão disponíveis ainda serviços de apoio psicológico, psiquiátrico e trabalho com educador físico. A intenção é evitar não só a contaminação de familiares, mas também de outras pessoas no caminho da volta para casa. Segundo a superintendência do CHC, pelo menos 80 profissionais do hospital manifestaram não querer expor familiares a risco entre os plantões. O estádio fica a 550 metros do hospital.
O reitor Ricardo Marcelo participou de entrevista coletiva no estádio nesta sexta (3). Foto: UFPR TV
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu a “solidariedade” da associação e do time de futebol, além de ressaltar as formas como a UFPR tem impactado a sociedade durante a crise provocada pela pandemia. “Quero reiterar que não só nessa crise do hospital, mas com todo o seu conjunto de saberes de que a universidade dispõe, estamos integralmente à disposição da sociedade para combater o coronavírus”.
Linha de frente
A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, conta que o alojamento foi pensado para profissionais que estão “na linha de frente”, ou seja, tratam diretamente de pacientes contaminados, na enfermaria para pacientes de Covid-19 e nas unidades de tratamento intensivo (UTIs). A professora salientou que o espaço também será um local para que membros da equipe do hospital possam ter acesso a serviços que promovam estabilidade emocional para o trabalho durante a pandemia.
De acordo com o presidente da associação, Pedro de Paula Filho, o estádio foi a solução para a falta de locais de hospedagem na região. Ele classificou a demanda como uma das reivindicações excepcionais que a entidade tem procurado atender durante a pandemia, ao lado de grandes volumes de insumos e equipamentos exigidos pela Covid-19. “Nossa missão nos últimos 38 anos tem sido auxiliar o HC no que ele precisar”.
Preparativos
Uma força-tarefa está trabalhando na organização do espaço para os profissionais da assistência direta aos pacientes com Covid-19. Já foram elaborados folders com orientações para os funcionários e cartazes de identificação dos locais destinados ao descanso dos profissionais; adequação do fluxo de rouparia, limpeza, alimentação para os funcionários e segurança nos arredores do estádio; elaboração do fluxo de saída dos funcionários e entrada no alojamento (os profissionais que irão utilizar o alojamento deverão passar pela tenda de triagem para avaliação física, antes de se dirigirem para o alojamento).
Nos próximos dias, os fluxos serão concluídos e o local será devidamente organizado para receber os profissionais.
Doações
A Amigos do HC também mantém uma campanha para receber doações para a instituição. As formas de contribuir podem ser consultadas no site www.amigosdohc.org.br.
Veja o vídeo da UFPR TV que traz uma homenagem aos profissionais de saúde do CHC:
(Com informações da Unicom/CHC/Ebserh)
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]