Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pandemia reforça papel da divulgação científica para conhecimento chegar à sociedade; Agência Escola da UFPR lança hotsite

Duplo-cego. Esse termo tornou-se mais comum na pandemia de Covid-19. O método é usado em testes de vacina para que não haja influência na análise – nem cientistas e nem voluntários sabem quem tomou vacina. Mas saberíamos o que significa duplo-cego sem o jornalismo e a divulgação científica? Traduzir termos técnicos e o conhecimento científico em uma linguagem acessível para divulgar a ciência para a sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um hotsite que reúne as produções de divulgação científica foi lançado nesta segunda-feira (21) e pode ser conferido em agenciacomunicacao.ufpr.br.

Desde o surgimento há dois anos, a Agência Escola (AE) tem trabalhado para fazer a ciência produzida na UFPR chegar a um público mais amplo de forma descomplicada e descontraída. As análises, métodos e resultados de pesquisas se transformam em notícias, podcasts, boletins radiofônicos e materiais audiovisuais para mostrar o impacto dos estudos na vida das pessoas e no desenvolvimento do país e da nação.

Hotsite reúne produções de divulgação científica sobre estudos de pesquisadores da UFPR de diferentes áreas do conhecimento. Imagens: Agência Escola UFPR

Regiane Ribeiro é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR e coordenadora da Agência Escola. Ela explica que a divulgação científica é comunicar ciência para o grande público, ou seja, democratizar o acesso ao conhecimento científico adaptando o discurso e abrindo diferentes canais de comunicação com a sociedade, com linguagem acessível e de fácil compreensão.

“A AE é mais uma alternativa para que o conhecimento científico da UFPR cumpra o potencial que tem de impactar a sociedade. O objetivo final das produções é inspirar a sociedade com o que a gente faz dentro da UFPR”, diz Regiane, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade.

Campanha

Além do hotsite, a AE lança nesta segunda-feira (21) um canal no YouTube que reúne programas e vídeos de divulgação científica de diferentes áreas do conhecimento. Uma campanha também entra no ar a partir desta segunda no mesmo mês que a Agência Escola completa dois anos de existência. A responsável pelo planejamento da campanha foi Letícia Herrmann, professora da AE e do curso de Comunicação Institucional da UFPR. A ideia foi associar os produtos de divulgação científica à marca da Agência Escola para que a sociedade saiba como pode ter acesso à ciência e os pesquisadores conheçam os formatos e canais para divulgar seus estudos.

Canal do YouTube da Agência Escola UFPR também foi lançado nesta segunda (21) com programas e vídeos de divulgação científica – acesse e inscreva-se

“Os professores de todas as diversas modalidades participaram da construção desse planejamento, cada um contribuindo com seu olhar e sua área de atuação. A equipe de Publicidade e Propaganda encabeçou esse planejamento que é mais da ordem da comunicação publicitária e fez revisão de diretrizes organizacionais e posicionamento de marca para fazer uma reflexão sobre o status da Agência. É uma forma de também levar essa comunicação para a população”, explica Letícia.

Formação

Outro papel da Agência Escola é a preocupação com a formação de estudantes, que se soma aos eixos de experimentação e inovação tecnológica. A equipe da AE tem a atuação conjunta de professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico, Comunicação Institucional, Gestão da Informação, Artes e Música.

Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda na UFPR, Ivo Gomez trabalhou ativamente na nova campanha da Agência Escola na área de planejamento junto à professora Letícia. “É uma experiência que vou levar pra vida toda. Vou saber pegar qualquer desafio e conseguir desenvolver. Como o objetivo dessa campanha é sair da bolha e atingir pessoas de fora da UFPR, é mais desafiador ainda. Estamos tentando encontrar esses formatos para atingir essas pessoas e isso também é uma experiência fantástica”, conta Ivo.

A Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR é um projeto de desenvolvimento científico-tecnológico do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) a partir de um convênio com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Os parceiros do projeto são a Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR e rádio UniFM.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Agência Escola UFPR e ter acesso a conteúdos de divulgação científica, acompanhe o site agenciacomunicacao.ufpr.br e as redes sociais Facebook /agenciaescolaufpr, Instagram @agenciaescolaufprYouTube Agência Escola UFPR.

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...