O Teatro da Reitoria recebe a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná para o concerto “Les Illuminations e outras poesias sonoras” nos dias 19 e 20 de setembro, às 20h. A entrada é gratuita e não é preciso retirar ingressos antecipadamente.
Neste terceiro concerto do ano, a Orquestra Filarmônica da UFPR (OFUFPR) explora a relação da música com a palavra. Desde o início da história, a música tem sua conexão com a poesia, buscando a tradução da palavra a outras sensibilidades. Abrindo o concerto, a peça “ Prélude à l’après-midi d’un Faune”, de Claude Debussy, transporta o público para o bosque junto com o Fauno e o conecta com o conflito que sente em busca da Ninfa que se apaixona.
A obra “Trama”, de Marisa Rezende, com inspiração no poema “As três palavras mais estranhas”, leva ao jogo de oposições, ideia base do poema de Wyslawa Symborska, a sua analogia musical. Encerrando o concerto, a peça “Les Illuminations”, de Benjamin Britten, é uma viagem de nostalgia e apreensão. Sentimentos de memória da juventude do compositor na Inglaterra, assim como o medo da perda de um mundo nostálgico ameaçado pela guerra, aparecem ao longo deste ciclo de canções.
A regência é de Márcio Steuernagel, maestro titular da OFUFPR. Thayana Roverso é a soprano solo e Marcus Ribeiro, o violoncelo solo. A iluminação é de Luis Carlos Tschannerl.
Serviço:
Concerto “Les Illuminations e outras poesias sonoras”
Orquestra Filarmônica da UFPR
Data: 19 e 20 de Setembro de 2024
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Curitiba)
Horário: 20h
Ingressos: Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.
Por NC/UFPR Está chegando ao fim o prazo para inscrições no Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná […]
De lar temporário a membro da família. Foi assim que o cãozinho Nego Chow conquistou seu espaço na […]
Por meio das unidades Casa, a campanha de imunização da Influenza já começou na UFPR Os Centros de […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná, acaba de ter reconhecida uma conquista […]