Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ônibus da UFPR visita escolas informando sobre a dengue; veja como agendar 

Estudantes do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão desenvolvendo um projeto de extensão com o objetivo de informar a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O LabMóvel ZikaBus vai até as escolas de educação infantil, fundamental e ensino médio para dialogar, de forma interativa, com a comunidade escolar a partir da realidade local vivenciada pelos estudantes. 

Durante as visitas, são abordadas todas as arboviroses que o mosquito transmite, bem como seu ciclo de vida e peculiaridades biológicas que auxiliam no combate ao vetor. “No ônibus, dispomos de vídeos, banners, jogos e microscópios para visualização das formas larvais do mosquito”, explica a mestranda em Educação em Ciências, Daniela Hostin. 

Entre as atividades, os integrantes do projeto também ensinam a utilizar o aplicativo Globe Observer, com o intuito de possibilitar que toda a comunidade monitore a existência de possíveis focos de mosquitos nos seus arredores e envie informações pertinentes para um banco de dados internacional, gerido pela NASA. 

Apesar de a iniciativa dar prioridade às escolas públicas, qualquer instituição de ensino de Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná pode solicitar a visita do LabMóvel ZikaBus, basta ter um local para o estacionamento do ônibus dentro da propriedade escolar com uma tomada de 200 volts e 20 amperes, além da disponibilidade de lanche para os bolsistas durante a permanência no local. 

Para solicitar, os interessados devem preencher um formulário on-line. As atividades da equipe iniciam nesta sexta-feira (1º) e o mês de março já está inteiro reservado. “Nosso projeto se adequa a todas as idades. Também fazemos eventos na região com atendimento ao público geral. Nosso intuito é a comunicação com os mais diversos públicos a fim de construir uma educação sobre essas arboviroses para todos”, afirma Daniela. 

O projeto surgiu como iniciativa da UFPR Litoral e, atualmente, está vinculado ao Departamento de Biologia Celular sob orientação dos professores Rodrigo Arantes Reis e Emerson Joucoski. As bolsas são cedidas pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti/PR) para estudantes graduandos e recém-formados, dos cursos de Ciências e Ciências Biológicas. 

Solicite a visita do LabMóvel ZikaBus em sua escola aqui. 

Sugestões

Nova seleção de Bolsistas - Projeto de Extensão Mapas Culturais: Mapeamento e Gestão Cultural
Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação (doutorado) em diferentes...
Projeto de Extensão Saúde nas Ilhas promove atividades em Guaraqueçaba 
Nos dias 08 e 09 de junho o projeto Saúde nas Ilhas, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida...
Estudantes de Publicidade e Propaganda criam curso gratuito e online de Comunicação Visual
Está disponível pela plataforma institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aberta um curso...
UFPR divulga diretrizes para readequação do calendário acadêmico
Tendo em vista o contexto da greve nacional dos servidores técnico-administrativos e servidores docentes,...
pt_BRPortuguese