No Theatro Municipal de Antonina a noite desta segunda-feira (18/07) foi latino-americana. A OLA (Orquestra Latino Americana) da Universidade Estadual do Paraná trouxe músicas argentinas, cubanas e de outros países da região. O grupo mantém um trabalho de resgate e valorização de composições da região.

OLA – Orquestra Latino Americana da UNESPAR – Festival de Inverno da UFPR 2016
No repertório músicas como “Al otro lado del rio” do uruguaio Jorge Drexler, canção ganhadora do Oscar com o filme Diários de Motocicleta e o clássico “Duerme Negrito”, música tradicional latino-americana revelada pelo músico Atahualpa Yupanqui.
Outro destaque foi a canção “Necio” do compositor cubano Sylvio Rodriguez. A canção, cujo título em livre tradução significa “teimoso”, foi uma resposta do músico em defesa do regime comunista cubano quando irritado pelos recorrentes questionamentos de sua opinião sobre se a ilha seguiria o caminho da restauração capitalista na época do fim da União Soviética.
O espetáculo encerrou com “Todas las hojas son del viento” composição do argentino Luis Spinetta.
A OLA combina instrumentos da orquestra europeia com instrumentos tradicionais da América Latina e tem entre seus cantores e instrumentistas, além de brasileiros, músicos de outros países da região, o que compõe uma mistura interessante de sotaques latino-americanos.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]