UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Oficina para formação de professores em Língua Portuguesa aborda literatura

O projeto de extensão “E agora, José? Então, Carolina?”, voltado para a formação de professores e práticas docentes em Língua Portuguesa do Setor de Educação da UFPR, promove a oficina “Dia a dia na literatura/ Literatura no dia a dia” no dia 21 de setembro. A programação acontece no Campus Rebouças, às 18h30, e as inscrições estão disponíveis neste link.

Ministrada pela docente Suzete de Paula Bornatto, a oficina envolve atividades de leitura para licenciandos e professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. A proposta é conciliar notícias e temas contemporâneos com um repertório de crônicas e poemas, de diferentes épocas, a fim de promover a experiência dos discursos literários em sua relação com o cotidiano, o social, o efêmero e a política.

A participação é gratuita e aberta ao público. Mais informações, nas redes sociais do projeto (acesse aqui).

Projeto de extensão

A oficina é a segunda atividade do projeto de extensão do Setor de Educação. A primeira, “Reflexões sobre o letramento literário nos anos iniciais no ensino fundamental”, ocorreu no dia 16 de agosto.

O cronograma ainda prevê outras duas oficinas em 2023: “Letramentos na educação básica”, no dia 26 de outubro, e, em novembro, “Só acredito lendo: elaboração de material didático”.

Oficina
Data: 21 de setembro
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Sala 102 do Campus Rebouças da UFPR – Av. Sete de Setembro, 2645

Sugestões

Lamusa realiza apresentações que contemplam canções de Purcell e Beatles
A canção na Inglaterra faz parte de uma tradição antiga – já no século XV, reconhecia-se nela uma qualidade...
PICCE terá novos desdobramentos em Clubes de Ciência
O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) irá atuar ainda mais em parceria com...
Abertura da 1ª Jornada de Comunicação e Raça na UFPR
O departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná receberá uma série de eventos voltados...
Sextas na pós debate gênero, raça e infâncias na formação de professores
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores (as)” do dia 15 de setembro apresenta a temática...