Imagem Padrão

O mar é o horizonte da quarta edição do TOM – Caderno de Ensaios da UFPR

15 dezembro, 2016
10:39
Por prograd
Extensão e Cultura

30768654333_8ac6aa7f3b_z

“O mar como fronteira, o mar como barreira” é o tema do TOM – Caderno de Ensaios da UFPR, lançado oficialmente no dia 9 de dezembro último, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. A inspiração deste caderno é o mar e o litoral paranaense e contou com a curadoria de técnicos administrativos do Setor Litoral.

A publicação foi desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Promover a crítica e a reflexão sobre as produções artísticas e culturais, levando em conta a diversidade de olhares e a cidadania é um dos objetivos deste trabalho.

Desafio – “O desafio desta edição foi a abertura para a realidade do litoral paranaense, além dos deslocamentos em função da distância. Por outro lado, essa experiência garante que outros campi da UFPR, localizados fora de Curitiba, possam contribuir para a construção dos próximos números. É uma forma de repensar distâncias e tempos”,  refletiu o coordenador de Cultura, professor Ronaldo de Oliveira Corrêa. O conteúdo do TOM traz, entre outras ideias, uma modelagem do litoral como território cultural aliada a voz forte e expressiva da comunidade local, completou o professor.

O TOM pode ser acessado no link

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.