Os núcleos serão espaços destinados a favorecer a inserção da Educação Híbrida e Educação à Distância (EaD) nos diversos setores da instituição por meio de ações que facilitem a produção e a inclusão de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) às ações de pesquisa, ensino e extensão.
O objetivo é potencializar a gestão de equipamentos e de pessoas por meio da articulação de diversos órgãos da universidade. A iniciativa é parte do projeto de institucionalização da EaD na UFPR, coordenada pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Segundo a coordenadora da Cipead, Maria Josele Coelho, “Os NTEs terão um papel central nos setores, auxiliando nos processos de gestão da estrutura física e humana que envolvem o uso das TDICs, fortalecendo assim a inserção da educação híbrida e potencializando ações já existentes e que estão em andamento”.
O diretor de Apoio aos Campi Avançados, Helton José Alves, destacou as vantagens da iniciativa. “Em conjunto com a Cipead, queremos sensibilizar os docentes com relação a criação dos núcleos, começando pelos Campi Avançados. Estes possuem um grande potencial para abrigar a implantação dos NTEs, que por sua vez, tornará mais flexível e apoiará com ferramentas digitais as atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos na UFPR”, completou.



