Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil promove encontro com secretarias municipais do Paraná

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (Nepie) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu  um encontro com gestores e equipes técnicas das secretarias de educação de 18 municípios do Paraná na última terça-feira (2) no Campus Rebouças. A reunião foi realizada com o intuito de retomar o contato com os municípios da região metropolitana de Curitiba e do Litoral que, em 2018, participaram de atividades formativas na universidade.

Levantar demandas das cidades por formação continuada em educação infantil e conhecer os desafios vivenciados pelos profissionais – no contexto das políticas atuais para esse segmento da educação básica – foram objetivos da iniciativa. 

Equipes da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba e do litoral participaram do encontro. Foto: Célia Regina Ianiski

Participaram representantes de Almirante Tamandaré, Araucária, Paranaguá, Rio Negro, Tunas do Paraná, Quitandinha, Fazenda Rio Grande, Doutor Ulysses, São José dos Pinhais, Bocaúva do Sul, Campo Largo, Quatro Barras, Balsa Nova, Piraquara, Campo Magro, Colombo, Agudos do Sul e Rio Branco do Sul.

Na visão de Catarina Moro, professora do Setor de Educação da UFPR e uma das organizadoras do encontro, estreitar laços com os municípios pode contribuir com a qualidade da formação docente. ”A importância de um momento como esse é o estreitamento e fortalecimento das relações entre a universidade e as redes municipais de educação, no sentido de qualificar ainda mais a formação docente por intermédio da pesquisa, da extensão e do ensino”, afirma. A organização contou com o apoio da pesquisadora do Nepie Daniele Marques Vieira e das estudantes Paloma Pontes e Thais Fagundes, do curso de Pedagogia. 

A coordenadora da Educação Infantil de Fazenda Rio Grande, Célia Regina Ianiski, ressalta a importância das trocas vivenciadas e vislumbra futuras parcerias. “O encontro proporcionado pela UFPR foi de grande relevância. A cooperação entre a universidade e a rede municipal de ensino contribui para alinhar ações que aprimoram a qualidade do atendimento à primeira infância e a capacitação dos docentes. A troca de experiências entre os representantes foi fundamental para tratarmos de questões inerentes ao atendimento e à educação das crianças pequenas”, conclui.

Os participantes receberam exemplares de dois livros produzidos pelo Nepie em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e também de um terceiro, publicado pelo órgão. A obra, baseada em uma pesquisa publicada pelo Núcleo da UFPR, visa subsidiar as práticas da educação infantil e agregar à formação contínua dos profissionais. 

Acesse os materiais produzidos e distribuídos pelo Nepie:

Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em Educação Infantil a partir da avaliação de contexto 

Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente

Educação infantil: construção de sentidos e formação

 

Por Emerson Araujo dos Anjos

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...
Alunos de Design apresentam trabalho no Chile
Os estudantes estiveram na Universidade de Valparaíso para apresentar sobre design e mobilidade urbana. Durante...