O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (Nepie) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu um encontro com gestores e equipes técnicas das secretarias de educação de 18 municípios do Paraná na última terça-feira (2) no Campus Rebouças. A reunião foi realizada com o intuito de retomar o contato com os municípios da região metropolitana de Curitiba e do Litoral que, em 2018, participaram de atividades formativas na universidade.
Levantar demandas das cidades por formação continuada em educação infantil e conhecer os desafios vivenciados pelos profissionais – no contexto das políticas atuais para esse segmento da educação básica – foram objetivos da iniciativa.
Equipes da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba e do litoral participaram do encontro. Foto: Célia Regina Ianiski
Participaram representantes de Almirante Tamandaré, Araucária, Paranaguá, Rio Negro, Tunas do Paraná, Quitandinha, Fazenda Rio Grande, Doutor Ulysses, São José dos Pinhais, Bocaúva do Sul, Campo Largo, Quatro Barras, Balsa Nova, Piraquara, Campo Magro, Colombo, Agudos do Sul e Rio Branco do Sul.
Na visão de Catarina Moro, professora do Setor de Educação da UFPR e uma das organizadoras do encontro, estreitar laços com os municípios pode contribuir com a qualidade da formação docente. ”A importância de um momento como esse é o estreitamento e fortalecimento das relações entre a universidade e as redes municipais de educação, no sentido de qualificar ainda mais a formação docente por intermédio da pesquisa, da extensão e do ensino”, afirma. A organização contou com o apoio da pesquisadora do Nepie Daniele Marques Vieira e das estudantes Paloma Pontes e Thais Fagundes, do curso de Pedagogia.
A coordenadora da Educação Infantil de Fazenda Rio Grande, Célia Regina Ianiski, ressalta a importância das trocas vivenciadas e vislumbra futuras parcerias. “O encontro proporcionado pela UFPR foi de grande relevância. A cooperação entre a universidade e a rede municipal de ensino contribui para alinhar ações que aprimoram a qualidade do atendimento à primeira infância e a capacitação dos docentes. A troca de experiências entre os representantes foi fundamental para tratarmos de questões inerentes ao atendimento e à educação das crianças pequenas”, conclui.
Os participantes receberam exemplares de dois livros produzidos pelo Nepie em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e também de um terceiro, publicado pelo órgão. A obra, baseada em uma pesquisa publicada pelo Núcleo da UFPR, visa subsidiar as práticas da educação infantil e agregar à formação contínua dos profissionais.
Acesse os materiais produzidos e distribuídos pelo Nepie:
Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente
Educação infantil: construção de sentidos e formação
Por Emerson Araujo dos Anjos
Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]