Novos membros da Academia Brasileira de Ciências apresentam pesquisas nesta terça (29)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove nesta terça-feira (29), às 16h, o 4º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC: Química de Materiais e Alimentos. Seis novos afiliados, entre eles a professora Elisa Souza Orth, da UFPR, vão apresentar suas pesquisas inovadoras em temas como a busca por novas ferramentas para nos proteger da guerra química; novas possibilidades de investigação usando a tecnologia de impressão 3D; unidades de armazenamento de dados magnéticos de alta densidade; revestimentos carbonosos com propriedades bactericidas, antivirais e anticorrosivas, e modificações químicas de polissacarídeos para aplicações em diferentes áreas.

Os novos afiliados são Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI), Elisa Souza Orth (UFPR), Fernanda Roberta Marciano (UFPI), Giordano Poneti (UFRJ), Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz  (UFU) e Wanderson Romão (Ufes).

O evento é uma oportunidade para conhecer as pesquisas de novos membros afiliados da Academia, eleitos anualmente por região e que apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A transmissão será pelo YouTube da ABC. Para obter certificado de participação é preciso se inscrever neste link.

Programação 4º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC

Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI)
“A versatilidade de polissacarídeos naturais e modificados quimicamente”
Professor associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência e Engenharia dos Materiais e no PPG em Química. Coordena, ainda, o Núcleo Interdisciplinar de Materiais Avançados.

Elisa Souza Orth (UFPR)
“Agroquímicos e terrorismo: estamos seguros?”
Professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lidera o grupo de pesquisa Grupo e Catálise e Cinética (GCC) e é a atual vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química. Recebeu diversos prêmios como reconhecimento de seu trabalho, incluindo o Para Mulheres na Ciência L´Oréal-Unesco-ABC (Brasil) em 2015.

Fernanda Roberta Marciano (UFPI)
“Produzindo filmes finos com funções bactericidas, antivirais e anticorrosivos”
Professora titular-livre do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais. Embaixadora do Projeto Parent in Science (Região Nordeste) desde 2020.

Giordano Poneti (UFRJ)

“Novos interruptores moleculares magnéticos”
Professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Química. Pós-doutorado na Universidade de Florença, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj desde 2019.

Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz  (UFU)
“Como a impressão 3D pode auxiliar na construção de sensores eletroquímicos para o controle de qualidade de alimentos?”
Professor associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Editor associado do Journal of the Brazilian Chemical Society desde 2018 e diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) 2020-2022.

Wanderson Romão (Ufes)

“Desenvolvimento de métodos e produtos tecnológicos para segurança pública e alimentar”
Professor e diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES e do Programa de Tecnologias Sustentáveis do IFES, campus Vitória. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D.

(fonte: Assessoria ABC)