O Laboratório Aplicado de Tecnologia de Soldagem, o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade e o Laboratório de Engenharia de Superfície são as três novas unidades instaladas na Oficina Mecânica do Setor de Tecnologia. Esses laboratórios, conforme lembra a professora Ana Sofia Clímaco M. D’Oliveira, coordenadora do Laboratório de Engenharia de Superfície.
“formam uma competência específica para suprir as carências do complexo industrial do País”.
O programa de software Catia, que permite a simulação humana para avaliação do projeto do produto e sua usabilidade possibilitará o desenvolvimento dos trabalhos na área de Ergonomia, coordenados pela professora Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto. Já a melhorar o desempenho de superfícies de componentes mecânicos é uma das funções da Engenharia de Superfície e os processos de soldagem para o revestimento metálico integram algumas das atividades do Laboratório de Soldagem, que têm à frente o professor Paulo César Okimoto.
No âmbito acadêmico, a tecnologia estará também disponível para atender as modalidades de pesquisa e pós-graduação da área.
Fonte: Sônia Loyola
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]