Imagem Padrão

Novo laboratório didático homenageia professor Arthur Santos Filho

12 novembro, 2018
13:49
Por
UFPR

Solenidade de inauguração do laboratório (foto arquivo)

A comunidade do Setor de Ciências Agrárias participou na última semana de uma homenagem ao professor Arthur Santos Filho. O Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e a Pós-Graduação em Ciência do Solo inauguraram o Laboratório Didático de Solos com o nome do professor, já falecido. Participaram da solenidade familiares do docente, professores, estudantes e técnicos administrativos. O laboratório contém coleções didáticas e será utilizado por alunos de graduação e pós-graduação.

Nascido em 13 de novembro, o professor Arthur faria 74 anos em 2018. Também foi num mês de novembro, em 1971, que ele ingressou no quadro de professores da UFPR, tendo se aposentado em 1998. Foram quase 30 anos de dedicação ininterrupta à universidade, incluindo uma passagem pela Alemanha, país que lhe deu o título de doutorado.

Placa do laboratório

Por duas vezes o professor Arthur foi chefe do Departamento de Solos, com forte participação na pós-graduação, desde o seu início, como orientador de dissertações, teses e monografias. Fez parte de diversas bancas de concursos e de avaliação de estágios probatórios e de progressão docente. Foi coordenador de laboratórios no Departamento de Solos, em especial do laboratório de Nutrição Mineral de Plantas e o de Física do Solo. Foi membro do colegiado de Agronomia, do Conselho Setorial e um observador crítico e atento dos rumos da universidade pública no Brasil.

Familiares do Prof. Arthur

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.