Novo eBook Destaca o Crescente Mercado de Trabalho para Profissionais de Ciência Política

21 maio, 2024
14:37
Por Bruna Soares
59 Visualizações
Ensino e Educação

No dia 15 de maio, a Quarter Editorial lança o ebook “Se joga! Um guia prático para o cientista político se inserir no mercado de trabalho”. O evento controu com a presença do cientista político Felipe Nunes, sócio-fundador da Quaest Pesquisa e Consultoria, que também assina o prefácio da obra. A obra é um guia repleto de dicas práticas para os jovens cientistas políticos ingressarem no mercado de trabalho, tratando-se de material inédito tanto em termos acadêmicos quanto profissionais.

O trabalho foi coordenado pelo professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Cardoso Sampaio, que afirma que o mercado mudou bastante e está muito mais aberto e propício para o cientista político. “Quando fui dar um curso sobre o assunto, reparei duas ausências. Primeiro, os alunos não sabiam por onde começar para entrar no mercado de trabalho. E, segundo, não havia nenhum material realmente aplicado e útil disponível”.

Com base nessa lacuna, o guia foi escrito colaborativamente por 23 autores diferentes, incluindo professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência Política da UFPR, e mestres e doutores egressos que compartilham suas experiências de inserção no mercado de trabalho. De acordo com Sampaio, não existe material semelhante nem na academia nem no mercado.

Foto: Divulgação

Dividido em oito capítulos, o ebook busca apresentar um guia passo a passo para a inserção no mercado de trabalho. Os primeiros capítulos vão tratar das principais habilidades e competências valorizadas pelo mercado, como capacidade de lidar com dados, fazer uso de programação e mesmo a capacidade crítica, assim como as capacitações dentro e fora da graduação para dominar essas habilidades. O foco é nos alunos da UFPR, apresentando diversas possibilidades na universidade, porém as dicas gerais poderão ser úteis a qualquer estudante de Ciência Política.

Em seguida, o ebook apresenta dicas práticas sobre como e onde procurar vagas de trabalho, quais são as principais atuações para o cientista político, como formatar seu currículo para ser mais atrativo e até como se preparar para eventuais entrevistas de emprego. O guia termina com recomendações de alunos e ex-alunos da pós-graduação em Ciência Política da UPFR que dão testemunhos e dicas sobre essa inserção.

Para além das dicas, o material apresenta inúmeras indicações de materiais e fontes complementares, que vão permitir o leitor ir além do texto, como plataformas de cursos gratuitos, além de guias, relatórios, tutoriais, palestras, discussões em diferentes formatos, indo desde vídeos no YouTube até podcasts de política, de governo e do mercado. Há mais de 350 indicações do tipo ao longo do livro.

A obra também trata de questões emergentes e mesmo eminentes no mercado, como a crescente importância de ESG, experiência do usuário, e de tecnologias para minerar e analisar grandes quantidades de dados em redes sociais digitais, assim como o uso de tecnologias avançadas, a exemplo de aplicações de inteligência artificial.

Com essas mudanças, o mercado reconhece cada vez mais o valor dos cientistas políticos, tanto em suas habilidades técnicas quanto em sua capacidade analítica e crítica. O próprio meio acadêmico também se adapta a essa nova realidade, proporcionando um ambiente mais receptivo para aqueles que buscam combinar academia e mercado de trabalho.

“Se joga! Um guia prático para o cientista político se inserir no mercado de trabalho” reforça a mensagem de que agora é o momento ideal para os aspirantes a profissionais da Ciência Política explorarem todas as oportunidades disponíveis. O ebook de 149 páginas está disponível para download gratuito em formato PDF e epub.

Para obter uma cópia gratuita do eBook, visite Quarter editorial – Ebook Se Joga!.

Com informações da editora

Sugestões

12 setembro, 2024

Laboratório de Neurofisiologia da UFPR pesquisa formas de identificar e tratar o distúrbio olfatório, sintoma pouco conhecido da doença.

12 setembro, 2024

A aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR-UFPR), Milena Gehring […]

12 setembro, 2024

Em consulta on-line realizada nos dias 10 e 11 de setembro, a comunidade da Universidade Federal do Paraná […]

11 setembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu recentemente […]