Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo acordo será firmado entre a UFPR e a Universidade de Lille, na França

Na tarde desta quinta-feira (19), o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, e o coordenador da Agência UFPR Internacional, André Macedo Duarte, reuniram-se com o professor e pesquisador, Yann Carin, da Universidade de Lille, para firmarem um novo acordo entre as universidades. Essa primeira reunião, que aconteceu na Agência UFPR Internacional (AUI),  foi para alinhar melhor sobre os próximos passos e fortalecer o elo entre as instituições.

Foto: Leonardo Bettinelli

Um dos objetivos em pauta é que esse novo acordo envolva principalmente a área do esporte. “Considerando que no próximo ano os Jogos Olímpicos serão lá em Paris. Tivemos os jogos olímpicos aqui no Brasil em 2016 e vamos desenvolver juntos uma pesquisa sobre os clubes, das entidades esportivas e no que se refere a economia do esporte junto aos clubes amadores do Brasil e da França, fazendo um desenvolvimento metodológico e de pesquisa em conjunto”, comentou o professor Mezzadri.

Mezzadri ainda reforça a experiência do Brasil nos Jogos Olímpicos e o desenvolvimento das pesquisas junto aos clubes realizados no Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva em parceria com a Secretaria Especial de Esporte. “É uma área que nós desenvolvemos e somos referência nacional e internacional e o contato com Lille veio para nos auxiliar também em potencializar ainda mais as nossas ações”, pontua. 

Para o coordenador da Agência UFPR Internacional, André Macedo Duarte, que assinou o primeiro acordo que expirou no ano passado (2022), esse é um momento muito importante para a UFPR fazer uma nova cooperação, considerando que a Universidade de Lille investe e tem muitos recursos voltados para a área da pesquisa. “Foi um dos primeiros acordos que eu assinei como diretor de Relações Internacionais com a Universidade de Lille em 2017. Agora nós temos a ampliação disso e eu acho que vamos ter um bom futuro pela frente e tem muita coisa pra acontecer ainda”.

André ainda comenta que esse novo acordo irá envolver todas as outras áreas do conhecimento de ambas as instituições. “A vantagem é que como vai ser um acordo geral, outras áreas de conhecimento podem estabelecer parcerias. Nós vamos começar com um acordo geral e na sequência vamos fazer acordos específicos voltados para a área de Educação Física”. Macedo também ressaltou que o professor Yann Carin é referência na área de Educação Física e Ciência dos Esportes, o que irá contribuir muito com os trabalhos a serem desenvolvidos em conjunto entre as universidades.

A expectativa é que ainda este ano as univesidades assinem o acordo.

Sugestões

Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...