Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo acordo entre a UFPR e a Universidade de Lille tem foco na área da Educação Física

Entre os dias 20 e 21 de março, o  professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, e o coordenador da Agência UFPR Internacional, André Macedo Duarte, estiveram na França para receber o acordo assinado após um novo acordo feito com a Universidade de Lille. No ano passado, o professor e pesquisador, Yann Carin, da Universidade de Lille, esteve na UFPR para uma primeira conversa e este ano, o acordo oficial aconteceu. 

“Foi uma recepção muito calorosa”, afirma o coordenador da Agência UFPR Internacional, André Macedo Duarte. 

O novo acordo entre ambas as universidades têm amplo alcance, portanto, contempla todas as áreas de interesse da UFPR em conjunto com a universidade de Lille. Mas o professor André enfatiza: “O foco prioritário foi na área de Ciências do Esporte, sobretudo porque o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da UFPR,  coordenado pelo professor Fernando Marinho Mezzadri, despertou muito o interesse dos pesquisadores da Universidade de Lille, então movidos por este interesse comum, nós fizemos um novo acordo e aproveitamos para conhecer a área de Ciências da Saúde, visto que a área do Esporte está junto ao setor de Ciências da Saúde na Universidade de Lille”. 

O professor Mezzadri também explica o motivo do foco estar na área do esporte: “O Instituto Pesquisa Inteligência Esportiva tem uma pesquisa em conjunto com a universidade de Lille, é uma pesquisa onde o sistema que desenvolvemos aqui na nossa universidade vai ser um referencial na pesquisa da Europa”. 

Essa pesquisa é realizada em oito países: Argentina, Luxemburgo, Brasil, França, Polônia,  Portugal, Lituânia e Colômbia. Uma pesquisa que trata sobre os clubes esportivos e uma análise comparativa entre os países participantes. Este novo acordo institucionaliza  toda a pesquisa que está sendo desenvolvida pela UFPR. 

Na França, o professor Mezzadri e o professor André tiveram reunião com o diretor da unidade de Ciências da Saúde, com o representante de internacionalização daquela área e também com a direção geral de Relações Internacionais da Universidade de Lille, de quem o professor André recebeu em mãos o acordo assinado. 

“Visitaram as dependências do departamento de Ciências do Esporte que é extremamente equipado e tudo anexo ao setor educacional e administrativo, sem muito deslocamento e com uma estrutura muito boa no norte da França”, disse Duarte e ainda acrescenta: “É mais uma oportunidade de expandir a cooperação acadêmica”, André. 

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...