Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nova espécie de planta rara é descoberta por pesquisadores

Os estudos de análise da planta foram publicados na revista científica Phytotaxa. Foto: Edelcio Muscat.

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com dois herpetólogos – pesquisadores responsáveis pelo monitoramento de répteis e anfíbios – descobriram uma nova espécie de lanterna-de-fadas nomeada Thismia mantiqueirensis (Thismiaceae). A planta foi encontrada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, pelos herpetólogos Edelcio Muscat e Matheus de Toledo Moroti.

Inicialmente, os profissionais que realizavam o monitoramento na região acreditaram que se tratava de um fungo e postaram uma foto nas redes sociais. Foi então que o aluno de doutorado em Botânica, Mathias Erich Engels, viu a imagem e entrou em contato com os herpetólogos. Assim, novas fotografias foram feitas e uma amostra foi coletada para ser estudada, sob orientação do professor Eric de Camargo Smidt, no Laboratório de Botânica da UFPR .

De acordo com Engels, as espécies de plantas lanterna-de-fadas são muito raras. No Brasil, somente 13 são conhecidas. Segundo o pesquisador, isso acontece porque a planta é muito pequena e só se torna mais visível em algumas épocas do ano, quando suas flores e frutos brotam. Para ele, a descoberta enriquece os conhecimentos sobre a flora brasileira: “A descrição desta nova espécie amplia o conhecimento sobre a Mata Atlântica, que sofre com a diminuição dos ambientes naturais e que ainda não possui toda a sua flora devidamente catalogada”, disse.

A espécie recém descoberta cabe na palma da mão, não realiza fotossíntese e cresce entre as folhas do chão da floresta, nos locais mais altos e nebulosos da Serra da Mantiqueira. Para a absorção de nutrientes, a planta possui uma relação simbiótica com os fungos presentes no chão da mata, a caracterizando como mico-heterotrófica. As flores possuem morfologia singular, em forma de um pequeno abajur de cor alaranjada e azul.

Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Simone Meirelles

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...